Chuva de granizo em povoado da cidade de Cachoeira Grande.

CHUVA DE GRANIZO.

CACHOEIRA GRANDE/MA – Uma chuva de granizo surpreendeu neste fim de semana moradores do povoado Água Azul, zona rural de Cachoeira Grande, cidade a 98 quilômetros da capital maranhense. O fenômeno incomum na região durou cerca de 20 a 40 minutos; este foi o primeiro registro de granizo no local.

“Chuva de granizo na Água Azul, olha aí óh, rapaz vai quebrar o vidro do carro”, disse um morador. “Chovendo muito, pela primeira vez eu estou vendo chuva de granizo aqui, coisa que eu não tinha visto ainda”, relatou outro morador do povoado.

Para os próximos dias a Climatempo, empresa brasileira que oferece serviços de meteorologia, aponta que o município de pouco mais de 8.800 habitantes terá “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado com chuva a qualquer hora”. A temperatura mínima neste domingo é de 25° e máxima de 34°.

CHUVA DE GRANIZO

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), granizo forma-se quando gotas de água, levadas pelas fortes correntes ascendentes, congelam, caem pela nuvem e são novamente capturadas na corrente ascendente. Uma camada adicional de água congela à volta da bola de gelo de cada vez que esta faz uma viagem ascendente pela nuvem. Eventualmente, o granizo torna-se pesado demais para ser de novo levado na ascenção, por isso cai para o chão. Grandes pedras de granizo, quando cortadas, mostram múltiplas camadas, indicando o número de viagens verticais que a pedra fez quando foi apanhada na célula convectiva.

 

Você pode gostar...