COMANDANTE GERAL DA PMMA PARTICIPA DO 33º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA.

CEL.PEREIRA, CEL BM CÉLIO ROBERTO E OFICIAIS DA AERONÁUTICA.

CEL.PEREIRA, CEL BM CÉLIO ROBERTO, SECRETÁRIO MARCELO TAVARES E OFICIAIS DA AERONÁUTICA.

ALCÂNTARA – O comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira, participou no final da tarde de sexta-feira, dia 4, do 33º aniversário do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A solenidade foi presidida pelo coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor da unidade e contou com várias autoridades civis e militares que foram homenageadas com diploma de “Amigo do CLA”, título concedido a personalidades que contribuem para o engrandecimento da Instituição.

O coronel Pereira, agradeceu a homenagem e se colocou a disposição da Instituição que tem grande importância para o Brasil e para o mundo principalmente nas atividades aeroespaciais.

Atividades

O CLA foi criado em 1º de março de 1983 e tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

No Centro são operacionalizadas importantes atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), como o Programa  Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Nesse programa, são colocados experimentos científicos a bordo de foguetes suborbitais, que após lançados alcançam o ambiente de microgravidade, fornecendo dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a Janela Brasileira para o Espaço.

CEL.PM PEREIRA.

CEL.PM PEREIRA.

Você pode gostar...