Comunidade do Anil comemora entrega da Unidade Básica de Saúde do Cintra totalmente revitalizada

SECRETARIO FELIPE CAMARÃO, SECRET. LULA FILHO, VICE-PREFEITO JULIO, VEREADOR MARCELO E A DIRETORA DA UBS.

SÃO LUÍS/MA – Com a presença do secretário de educação, Felipe Camarão, secretário de saúde municipal Lula Filho, vereador Marcelo Poeta, vice-prefeito Julio Pinheiro, deputado Yglésio e toda equipe do Cintra. Após dezoito anos de espera a comunidade do Centro de Ensino Integrado do Rio Anil – Cintra, do Anil e de bairros vizinhos comemora a entrega da nova Unidade Básica de Saúde, realizada nesta quinta-feira (23). A reforma da UBS foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou mais essa ação positiva fruto da parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de São Luís, sob a regência do governador Flávio Dino e do prefeito Edvaldo Holanda Jr, respectivamente. Além de ressaltar que a obra é importantíssima para toda São Luís, em especial para as comunidades do Cintra e Anil.

“Essa é mais uma novidade desse momento que o Cintra-Iema tem vivido, a escola vai ofertar ensino de tempo integral, ensino profissionalizante, vai continuar com o ensino fundamental, também as modalidades do noturno – EJA e agora com uma unidade básica de saúde revitalizada. Para nós do Governo Flávio Dino é uma grande honra ter mais essa unidade básica de saúde em parceria com a Prefeitura, funcionando nesse local para servir a nossa população e também a nossa comunidade escolar”, disse Felipe Camarão.

Também presente durante a entrega, toda equipe do Cintra como também o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, reiterou a importância da união dos poderes públicos com a missão entender o valor do alcance das políticas públicas e como elas podem ser melhor implementadas para levar melhores serviços que abranjam cada vez mais um número maior de pessoas.

“A gente não vai conseguir sozinho. Unir os esforços da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado da Educação, é a prova de que pode se trabalhar junto em prol da população, entregando resultados mais rápidos. Quem ganha mais é a população, sem dúvida alguma, a população do Anil, do seu entorno e a do Cintra, porque também será beneficiada com um Posto de Saúde dentro da escola e que pode utilizar na hora que precisar”, complementou o secretário.

O prédio da UBS se encontrava em condições inadequadas de uso, com pintura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias comprometidas, além do forro desgastado em algumas salas da unidade de saúde. Mas, agora, após a reforma, essa realidade mudou. Foram investidos cerca de R$ 240 mil, o que garantiu a reforma geral da estrutura da unidade de saúde, desde a cobertura, revestimento, piso, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias com troca de louças e acessórios, ar condicionado, além de serviços complementares.

Para a enfermeira gerente da Unidade Básica de Saúde, Perla Serra, essa é uma grande vitória, primeiro para a comunidade, porque já almejava há tempos pela estruturação dessa unidade de saúde, e também para todos os profissionais da saúde que agora estão com condições adequadas de trabalho.

“Estamos todos felizes, desde os profissionais, até a comunidade. Hoje nós temos a comunidade também contemplando esse momento. A parceria Governo do Estado e Prefeitura foi de grande valia, se não houvesse essa parceria teria dificultado este momento. Nosso sentimento é de muita felicidade”, enfatizou Perla.

A revitalização da unidade vai aumentar a oferta de serviços de saúde, além de melhorar a qualidade do atendimento. Serão ofertados todos os atendimentos que são preconizados pelo Ministério da Saúde, nas áreas de: consulta médica, acompanhamento de gestantes com o pré-natal, realização de exames preventivos, imunização, curativos, farmácia básica, além de outros procedimentos contemplados por qualquer unidade de saúde da família.

Atualmente a UBS conta com a presença de dois especialistas em Clínica Geral que são responsáveis por esses atendimentos, juntamente com enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Ex-aluno do Cintra e agora um dos médicos especialistas que atenderão na Unidade Básica, Sidney Chaves conta que é uma satisfação enorme retornar ao Cintra e encontrar uma estrutura adequada e que possibilitará exercer a profissão com objetivo que sempre planejou, contribuir com assistência em saúde e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na região.

“Estudei aqui de 2002 a 2009 e a estrutura aqui desse prédio não era tão boa como a gente está recebendo hoje na inauguração. Então, para mim, como ex-aluno, retornar aqui como médico da Unidade Básica de Saúde é uma satisfação muito grande. A parceria do Governo do Estado com a Prefeitura é um fato muito benéfico porque só melhora a qualidade de vida das pessoas, a gente vê o resultado aqui como foi positivo essa unidade de saúde para a população e para as equipes de atenção básica de saúde que vão ser contempladas com a USB do Cintra”, afirmou Sidney Chaves.

Os atendimentos da nova Unidade Básica de Saúde acontecem das 8h às 12h, das 14h às 18h.

GALERIA DE FOTOS

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CINTRA.

GALERA DO CINTRA.

CARLA PINHEIRO, SECRETÁRIO FELIPE CAMARÃO E THASSIANE MADEIRA.

EQUIPE DA UBS.

DEPUTADO YGLESIO, FELIPE CAMARÃO, LULA FILHO E EQUIPE DA UBS.

GALERA DO CINTRA.

FELIPE CAMARÃO COM A GALERA DO CINTRA.

EQUIPE DO CINTRA.

 

Você pode gostar...