Corpo de Bombeiros reforça segurança do Carnaval de Todos 2019.

Cúpula da SSP coordenando a operação Carnaval 2019.

MARANHÃO – No período de Carnaval são realizados shows, bailes e festividades diversas, onde milhares de pessoas se reúnem para comemorar a festa mais movimentada do ano. No interior e na capital do estado, inúmeros foliões se concentram em clubes e em espaços abertos. Entre eles, a busca pela diversão está sempre em primeiro plano, o que acaba diminuindo a percepção de riscos da maioria das pessoas, que nesse período estão bem mais motivadas em participar das brincadeiras e da folia de cada local.

Atento às ações que podem prevenir acidentes, sobretudo nos pontos de concentração de público, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) desenvolve, todos os anos, um trabalho especial que objetiva acompanhar de perto a população que sai nas ruas para brincar o Carnaval.

Depois do período pré-carnavalesco, marcado pela animação no centro histórico da capital maranhense, em que várias equipes de bombeiros atuaram no serviço e prevenção, o CBMMA iniciou na sexta-feira (1º) a operação Carnaval 2019.

O primeiro dia oficial da folia foi marcado por muita tranquilidade e grande presença de todo o sistema de segurança público do Estado. Policiais, bombeiros, agentes municipais e da Policia Civil estiveram executando o planejamento integrado de segurança.

A ação conjunta envolve vários órgãos municipais e estaduais que estão compromissados em oferecer um melhor atendimento para o cidadão no período carnavalesco.

Além do trabalho de orientação e de prevenção de acidentes, as equipes de bombeiros estão prontas para agir em casos de qualquer tipo de acidente. Ao todo, 430 bombeiros são empregados nos cinco dias de Carnaval.

Passarela do Samba, circuito Madre Deus, Ceprama e avenida Beira Mar contam com equipes de Bombeiros e viaturas operacionais, distribuídas em pontos estratégicos. Palcos e estruturas de som também são vistoriadas por equipes especializadas, itens como extintor de incêndio, aterramento elétrico, saídas de emergência e estabilidade de arquibancadas são checados minunciosamente.

O coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA, fiscalizou a distribuição das equipes e acompanhou o serviço dos bombeiros. “Nesse Carnaval estamos colocando em prática um planejamento ainda mais integrado, o folião maranhense e os turistas poderão notar a forte presença do Estado, garantindo a segurança em um dos circuitos carnavalescos mais tradicionais de todo o Brasil”, declarou o comandante.

Dicas do Corpo de Bombeiros Militar para o carnaval 2019:

– Se for viajar, fique atento para o registro do gás de cozinha, verifique se o mesmo encontra-se fechado
– Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões, lareiras, cinzeiros ou velas acesas
– Se beber não dirija
– Em aglomerações, mantenha crianças sob constante vigilância
– Evite que as crianças se aproximem do sistema de som, pois pode haver prejuízo para a audição. A surdez é irreversível
– Evite lugares lotados. Para as crianças, a melhor opção são festinhas de carnaval infantis
– Mantenha-se hidratado

Nas prais, rios, córregos e piscinas:
– Use protetor solar
– Mesmo que saiba nadar, antes de entrar em locais como rios, lagos ou piscinas, verifique informação de segurança sobre aquele local
– Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica
– Não entre na água depois de ingerir bebidas alcoólicas e alimentos em demasia
– Nunca nade sozinho
– Nunca deixe crianças sozinhas
– Redobre os cuidados com as crianças em ambiente de água
– Não deixe crianças aos cuidados de estranhos
– Não permaneça perto de embarcações
– Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone: 193.

 

Você pode gostar...