DILMA APARECE NA FRENTE EM TODAS AS REGIÕES DO PAIS, INFORMAM DATAFOLHA E IBOPE.

Presidente Dilma Rousseff em campanha pelo Brasil.

Presidente Dilma Rousseff em campanha pelo Brasil.

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a liderar a pesquisa de intenções de votos em todas as regiões do Brasil. Desde o final de agosto, a presidente não aparecia na frente da candidata do PSB, Marina Silva, no Sudeste e no Centro-Oeste, nas pesquisas do Instituto Datafolha e do Ibope. Ainda segundo este resultado, Dilma é a primeira colocada entre os eleitores que têm renda de até cinco salários-mínimos, entre os que estudaram até o ensino médio e entre os que se declaram católicos.

Na região que reúne o maior número de eleitores, o Sudeste (43,44% do eleitorado nacional, somando 62.041.794 pessoas), Dilma tem agora 30%; Marina, 29%; e Aécio, 25%, segundo o Datafolha. No levantamento anterior, as duas estavam com 31%. No Centro-Oeste, a petista está um ponto à frente de Marina (34% a 33%). Aécio tem 23%. Em relação a pesquisa anterior, tanto Dilma como Marina cresceram nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A petista cresceu quatro pontos e Marina oscilou positivamente dois pontos. Aécio perdeu 4% das intenções de voto na região.

É no Nordeste onde a presidente apresenta seu resultado mais sólido, de acordo com o Datafolha. No levantamento feito entre os dias 25 e 26 de setembro, a candidata do PT tinha 55% e oscilou dentro da margem de erro na consulta feita entre os dias 29 e 30 para 56. Neste mesmo período, Marina Silva foi de 23 para 24. A pesquisa do Ibope também mostra a presidente Dilma com votação mais expressiva no Nordeste. Enquanto a petista tem 49%, Marina tem 25%, e Aécio, 23%.

Em terceiro nas pesquisas, o tucano Aécio Neves subiu em quatro das cinco regiões do Brasil e já está empatado tecnicamente com Marina Silva no Sudeste e no Norte. Manteve-se, portanto, à frente da candidata do PSB no Sul.

A região Sul foi a que Marina Silva teve o maior recuo, comparando as duas últimas pesquisas do Ibope: de 25% para 16% das intenções de voto. Nos estados do Sul, Dilma tem 40% das inteções de voto, enquanto Aécio aparece com 25%.

O tucano viu seu resultado subir três pontos no Sul e cair de 21% para 15% nos estados do Norte e do Centro-Oeste, ainda com base nos números divulgados pelo Ibope. Nessas duas regiões, Dilma aparece com 44% e Marina com 27%.

Entre os eleitores mais jovens (16 a 34 anos), Dilma Rousseff tem agora 39% contra 28% de Marina Silva, segundo o Datafolha. Essa vantagem aumenta conforme avança a faixa etária do eleitorado. Entre os eleitores com 35 anos a 44 anos, a petista tem 40% ante 25% da adversária. De 45 anos a 59 anos, a presidente fica com 42% das intenções de votos e a candidata do PSB 24%.

Aécio se destaca entre os eleitores acima dos 60 anos. O tucano aparece com 24% das intenções de votos, três a frente de Marina. Nesta faixa, presidente tem 41 pontos. Os eleitores mais fiéis de Dilma estão entre aqueles menos escolarizados e com menor renda. Na fatia dos mais escolarizados, Marina aparece com 32%, ante 28% de Aécio e 26% de Dilma. Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental ou até o ensino médio, a liderança é da petista.

Com renda até cinco salários mínimos, Dilma lidera. Na fatia dos que possuem renda de 5 a 10 salários, há um empate triplo: Marina com 30%, Dilma, com 29%, e Aécio, com 28%. Entre os mais ricos, a vantagem é de Aécio (39%, ante 30% de Marina e 22% de Dilma).

A candidata do PT tem 46% das intenções de voto entre os eleitores católicos contra 22% de Aécio Neves e 20% de Marina Silva. Entre os evangélicos pentecostais, Marina segue a frente com 37 pontos, Dilma 34 e Aécio 14. Entre os não pentecostais, Marina tem 38%, Dilma 25% e 21%.

FONTE: O GLOBO

Você pode gostar...