Festa e alegria marcam entrega de mais duas Escolas Dignas para população de Itaipava do Grajaú

Escola Digna Indígena inaugurada na Aldeia Variante.

MARANHÃO – “Antigamente a gente tinha uma escola de palha, quando chovia molhava os alunos todos, eles ficavam em pé. E hoje nós temos uma escola construída com banheiro para os alunos e eles estão muito alegres com essa escola nova. Muito obrigada a todos que ajudaram. Essa escola trouxe muita alegria para a gente e eu fico muito alegre pelos alunos também. Eu estou muito emocionada, porque antes a gente não tinha escola e agora nós temos uma escola construída e boa, o governador Flávio Dino ajudou a gente trazendo essa escola”, o depoimento é da cacique da Aldeia Variante, em Itaipava do Grajaú, Nilde Guajajara. 

A comunidade da Aldeia Variante ganhou uma das duas novas Escolas Dignas entregues pelo Governo do Maranhão ao município nesta quinta-feira (6). A Escola Indígena (E.I.) Íris Guajajara agora tem uma estrutura adequada para os mais de 30 estudantes do Ensino Fundamental. “Agora eu estou muito feliz, porque na escola antiga chovia muito e aqui não tem goteira. Lá era tudo quebrado, o banheiro era de palha e agora aqui vai ser melhor para a gente aprender”, revela o pequeno Alcântara Lopes Guajajara, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental.

“Essa escola para nós é um sonho, porque a gente vivia na chuva, debaixo de uma palhoça. A gente está muito satisfeito com a obra que o Governo do Estado fez aqui na nossa Aldeia Variante e pelo que ele está fazendo pelos indígenas”, disse a professora da E.I. Íris Guajajara, Solange de Araújo.

A professora ainda complementa que com o prédio novo, que agora conta com duas salas de aula, espaços totalmente mobiliados e sistema de abastecimento com poço próprio, será possível desenvolver – com dignidade – não só as atividades escolares, como também os eventos culturais dos indígenas.

“Os outros governos nunca tinham feito um trabalho desse, como ele [governador] conseguiu fazer para nós. Nós trabalhamos cinco anos em uma casa de palha, mas hoje graças a Deus estamos de parabéns por essa bela escola”, reiterou.

Itaipava do Grajaú faz parte dos 30 municípios maranhenses que integram o Plano Mais IDH e, com as entregas desta quinta-feira possui três unidades escolares – construídas ou revitalizadas – entregues pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna.

Investimentos

“Em um dia, o município de Itaipava do Grajaú ganha mais dois lindos e amplos prédios escolares, unidades que vem contribuir para uma educação digna e de qualidade a centenas de estudantes. São entregas de grande relevância, principalmente pelo fato do município estar incluso no Plano Mais IDH, que envolve não somente políticas voltadas para a educação, mas outras áreas de grande importância que impactam toda a população local”, enfatizou Thiago Durans, secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que representou o secretário Felipe Camarão durante as entregas. 

“Garantir os direitos de crianças e adolescentes tem sido uma grande prioridade do Governo do Maranhão. Essa prioridade não se traduz só em leis e promessas, ela acontece de fato quando nós chegamos ao município como Itaipava do Grajaú e ofertamos para a comunidade dois grandes equipamentos educacionais como esses. Isso demonstra que há, realmente, uma preocupação com a dignidade das nossas crianças. Estudar em uma escola como essa, traduz o respeito que o Governo do Estado tem com as crianças e adolescentes do nosso Maranhão”, disse Lissandra Leite, secretária adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Nova Escola Municipal Dep. Fernando Falcão

Comunidade escolar do povoado Pau Ferrado em Itaipava comemora entrega de escola.

Ainda em Itaipava do Grajaú, os mais de 370 habitantes do povoado Pau Ferrado, também comemoraram a entrega da espaçosa nova Escola Municipal Deputado Fernando Falcão. Fundada no início dos anos de 1970, a antiga estrutura escolar era precária e por diversas vezes os mais de 170 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental do povoado deixavam de assistir às aulas por conta das inadequadas instalações.

“Estamos aqui realizando um sonho de longa data. A escola antiga não tinha salas suficientes para acolher as necessidades dos nossos alunos, não tínhamos banheiros, não tínhamos bebedouros, nem cozinha. A escola era totalmente desestruturada. Era uma realidade bem crítica e sofrida”, conta a gestora geral da Escola Municipal Dep. Fernando Falcão, Luciane da Cruz Silva, que enfatizou: “Hoje a realidade é outra, temos salas suficientes, um pátio amplo para as nossas atividades, uma cozinha adequada para as nossas cozinheiras fazerem o lanche dos nossos alunos”, completou a gestora. 

As condições insalubres do antigo prédio, inclusive, deixavam o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Igor Sousa Moura, desmotivado para ir à escola. “É motivo de muita alegria estarmos ganhando uma escola nova. Agora temos carteiras melhores, banheiros melhores. Na escola antiga havia bastante dificuldade para nós estudarmos, não tínhamos carteiras suficientes e às vezes a gente voltava para casa porque não tínhamos como estudar. Estou muito empolgado para estudar aqui”, disse.

O prédio escolar conta com quatro salas de aula, além de dependências administrativas e pedagógicas. Estrutura essa que também tranquiliza pais e responsáveis, que agora podem deixar seus filhos em um ambiente seguro e acolhedor. “A tão sonhada escola do povoado Pau Ferrado! A minha satisfação é tão grande que me faltam palavras, mas agradeço ao Governo do Estado pelo compromisso com o povo. Não acreditávamos que o povoado receberia uma escola desse porte. Tenho quatro filhos e eles estão muito empolgados para estudar nessa nova escola”, afirmou Isac Moura, morador do povoado e pai do estudante Igor.    

Em seu discurso, o prefeito de Itaipava do Grajaú, João Gonçalves de Lima Filho, falou da importância e satisfação pela parceria com o Governo do Maranhão que, além das escolas dignas, já entregou no município outras obras estruturantes como: Restaurante Popular, o CRAS, asfalto que liga a MA-226 à cidade, dentre outras obras. 

“Essa é a prova de que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itaipava do Grajaú está dando certo, estamos muito felizes. Está sendo um dia memorável com duas inaugurações do Programa Escola Digna e ainda temos mais três escolas que devem ser entregues em breve. Que o governador Flávio Dino continue firme nessa lida”, concluiu o prefeito.

 

Você pode gostar...