Flávio Dino apresenta plano de apoio à conclusão de creches federais ao ministro da Educação.

Flávio Dino se reúne com ministro da Educação para tratar de creches.

MARANHÃO – O governador Flávio Dino apresentou ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, o plano de apoio à conclusão de creches federais que estão com obras inacabadas no Maranhão. Em reunião na tarde desta quinta-feira (24), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, ele também apresentou pleitos atinentes ao Programa de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Escola Digna.

O apoio, inclusive financeiro da gestão estadual para a federal, apresentado por Flávio Dino faz parte do Pacto Estadual Pela Aprendizagem e foi um dos primeiros compromissos assumidos para o segundo mandato. A ajuda visa a retomar obras paralisadas de programas federais e convênios entre a União e os municípios maranhenses.

“Nós temos creches com recursos federais nos municípios que, por uma série de razões jurídicas e técnicas, foram paralisadas. Nós pedimos urgência, o ministro concordou com esse pleito, de uma análise conjunta que será feita no Maranhão, por técnicos do MEC, do FNDE, da Secretaria de Estado da Educação e das Prefeituras envolvidas, para destravar essas obras”, explicou o governador.

Ele enfatizou que o Governo do Estado se dispõe, inclusive, a fazer aportes financeiros “para que o quanto antes essas creches sejam entregues aos municípios e, claro, sobretudo aos estudantes e suas famílias”.

Flávio Dino ressaltou que a ênfase no Programa Escola Digna e no Pacto Estadual pela Aprendizagem demonstra a preocupação do Governo com os municípios, “como que mediante uma ação organizada, articulada, entre o Governo Federal, Governo do Estado e as Prefeituras nós conseguimos elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios também”.

Durante a reunião, o governador sublinhou os avanços obtidos na educação no Maranhão a partir de 2015, com a implantação de unidades em tempo integral e a substituição de estruturas precárias por escolas dignas. Ricardo Vélez Rodríguez demonstrou conhecimento do desenvolvimento educacional do estado e elogiou as conquistas dos últimos quatro anos ao receber um livro sobre o Programa Escola Digna com o antes e depois das construções.

Regime de colaboração

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também participou da reunião com o ministro e classificou o encontro como produtivo e importante. “O governador apresentou ao ministro e à sua equipe um projeto que o Maranhão tem de desenvolvimento por meio da educação. E tratamos de forma muito específica sobre projetos de infraestrutura, para a rede estadual, mas, principalmente, para a rede municipal”, explicou.

Ele reiterou que o Governo do Estado tem um regime de colaboração com os municípios, com foco nas creches que estão inacabadas. Felipe Camarão afirmou que a equipe do MEC já tinha um relatório, “e nós debatemos de forma muito profunda e de forma técnica como auxiliar” nesse trabalho conjunto.

“Já saíram encaminhamentos importantes, como a visita futura do FNDE e a equipe do MEC no Maranhão, para que juntos – MEC, FNDE, Governo do Estado e Prefeituras – possamos achar a melhor solução e concluir essas importantes obras para a sociedade maranhense”, comemorou Felipe Camarão.

GALERIA DE FOTOS

Flávio Dino e o secretário de educação se reúne com ministro da Educação para tratar de creches.

Flávio Dino se reúne com ministro da Educação para tratar de creches.

Flávio Dino com ministro da Educação para tratar de creches.

Você pode gostar...