Flávio Dino inaugura internet gratuita em Rosário e autoriza diversas obras.

Flávio Dino presente no município de Rosário.

ROSÁRIO/MA – Nesta sexta-feira (22), a população de Rosário, na região do Munim, esteve em festa com as obras iniciadas pelo Governo do Maranhão no município. Em visita à cidade, o governador Flávio Dino inaugurou um ponto gratuito de internet pelo programa Maranet, entregou mais de 4 mil uniformes, kits de comercialização para a agricultura familiar e assinou ordens de serviço para a reconstrução de uma escola, asfaltamento de vias e de sistemas de abastecimento de água. 

“Viemos hoje para Rosário em continuidade ao que já trazemos aqui. São dois importantes programas de governo como são o Programa Escola Digna, que já havia recuperado outras escolas aqui, e o programa Mais Asfalto, que ampliamos de modo que a região central de Rosário vai ser toda beneficiada”, disse o governador. 

As ordens de serviço assinadas contemplam a reconstrução do Centro de Ensino Raimundo João Saldanha, na qual serão aplicados R$ 1,9 milhão com o Programa Escola Digna; a pavimentação de 6 km de vias urbanas com o programa Mais Asfalto; e a construção de sistemas de abastecimento de água nos povoados Vila Rosário, Flexeira e Assentamento Bom Jesus. 

Melhorias

Responsável pela educação de mais de 800 estudantes, o Centro de Ensino Raimundo João Saldanha é uma das mais antigas e maiores escolas do município e desde 2001 não recebia grandes reformas. As obras serão de ampliação e melhoria.

Aluna do 2° ano do Ensino Médio na escola, Francinalva Dutra, 23 anos, falou da alegria com o início da reforma. Ela é cadeirante e disse que a escola precisava na nova estrutura. 

“No período de chuva a gente tem que se preocupar com as goteiras e a reforma vai mudar essa realidade. A gente vai ter uma boa escola para estudar; e para mim, que tenho pouca mobilidade, é muito bom”, disse. 

A estudante também agradeceu pelos 4.230 uniformes entregues pelo governo: “É mais uma farda que a gente não precisa comprar e pode ter outra para trocar ao longo da semana”. 

A gestora do centro de ensino, Eliane Paiva, também destacou a relevância da reforma não apenas para os estudantes, como para toda a comunidade local. “É de uma grande importância para toda a comunidade escolar. A nossa escola, por ser a maior da sede, é muito procurada para atender a ações, eventos, provas como o Enem. E isso vai ser bom para os alunos e para a comunidade”, disse. 

Asfalto e internet

Outros moradores da cidade também ficaram felizes com as obras. José Pereira de Brito, que mora há 60 anos em Rosário, comemorou a chegada do Mais Asfalto: “Nunca a gente tinha visto um governador fazer isso e agora tira o buraco da rua e vamos ter acesso de carro e bicicleta, o que melhora muito”. 

Os rosarienses também aprovaram a chegada do Programa Maranet. Com a torre que distribui internet de alta velocidade e gratuita instalada na praça Matriz, Marcus Vinicius, estudante de 21 anos, planeja usar o sinal para se informar e para as pesquisas escolares. 

“Muita gente se beneficia, hoje no século 21 é fundamental para estar informado. Para quem não tem internet em casa, quando a lan house estiver cheia, dá para vir aqui e usar de graça”, disse o estudante. 

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes, as ações desta quinta-feira confirmaram o apoio que já recebiam do Governo do Estado. Ela também falou do sentimento de toda a população: “Eu quero agradecer, em nome de toda a população de Rosário, por essas obras que o governador traz hoje para toda a população”.

GALERIA DE FOTOS

Rosário agora tem internet gratuita da Maranet.

Obras do Mais Asfalto em Rosário.

Governador inaugurou Maranet em Rosário.

Flávio Dino entrega uniformes escolares em Rosário.

Francinalva Dutra destaca acessibilidade e reforma da escola.

Você pode gostar...