GARDÊNIA CASTELO DESTACA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER.

GARDÊNIA CASTELO

GARDÊNIA CASTELO

 

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) ocupou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (6), para fazer uma saudação especial a todas as mulheres do Maranhão e do Brasil em razão do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado na próxima sexta-feira (dia 8).

“Me dirijo a todas as mulheres que estão lutando para fazer a diferença, seja na educação, na saúde, nos serviços informais, nos esportes, na zona rural, nos sindicatos, nos ministérios, no Parlamento brasileiro, seja enfim, no dia a dia dos seus lares, como mães, esposas, companheiras ou simplesmente donas de casa”, frisou a deputada.

Com seu discurso, a deputada aproveitou para pedir o apoio dos demais parlamentares a um projeto de lei de sua autoria, apresentado nesta semana, que tem por objetivo criar uma cota mínima de 30% das vagas nos quadros funcionais das empresas privadas que atuam no Estado do Maranhão, cota esta destinada às mulheres.

“Elegi, especificamente, as empresas privadas no nosso projeto, porque, no âmbito das empresas públicas, o acesso a seus quadros, já de algum tempo, depende do concurso público. Portanto, na capacitação individual de cada um e, neste caso, as mulheres já conseguiram equilibrar o jogo em relação aos homens”, explicou Gardênia Castelo.

Ela citou uma recente pesquisa divulgada pelo IBGE que mostra que, no ano de 2003, as mulheres representavam 53% do total da força de trabalho, no setor público, contra 47% dos homens. Seis anos depois, já em 2009, a participação feminina subiu para 54,5% contra 45,5% dos homens.

“Esta pesquisa reafirma a máxima de que, quando acessa os postos de trabalho se baseia no critério de conhecimento ou capacitação de cada um e a mulher parte na frente, porque, ao longo dos anos, vem se preparando mais e melhor, mesmo com as dificuldades existentes no seu dia a dia e que todos nós conhecemos muito bem”, frisou a deputada.

 

APARTES

 

Ao longo de seu discurso, a deputada Gardênia Castelo concedeu apartes aos deputados Hélio Soares (PP), Eliziane Gama (PPS), Valéria Macedo (PDT), Cleide Coutinho (PSB), Francisca Primo (PT) e Neto Evangelista (PSDB).

A deputada Eliziane Gama observou que cresce a participação da mulher na política brasileira, inclusive com a participação em ministérios e até mesmo com a eleição da presidenta da República, Dilma Rousseff.

“No entanto, esse aumento ainda é muito tímido, ainda está muito aquém daquilo que efetivamente deveria ser. Também é importante destacar que tivemos aumento, no número de mulheres no mercado de trabalho, mas não tivemos qualquer avanço nas mulheres chefiando empresas, em cargos de chefia em empresas, ou seja, a mulher ainda está em uma situação realmente diminuída face ao que deveria ser”, afirmou Eliziane Gama.

Os deputados Hélio Soares, Valéria Macedo, Cleide Coutinho, Francisca Primo e Neto Evangelista também parabenizaram a deputada Gardênia Castelo, destacando que é cada vez mais oportuna a discussão e a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade brasileira.  

Você pode gostar...