Governador em exercício sanciona leis de apoio a juventude e esporte

Governador em exercício sanciona leis de apoio a juventude e esporte.

MARANHÃO – Nesta terça-feira (23), o governador em exercício Carlos Brandão sancionou duas leis de interesse da juventude e esportes maranhenses. A primeira delas criou a Semana Estadual da Juventude e a segunda reorganizou o Conselho Estadual de Esporte e Lazer do Maranhão.

“Sancionamos duas importantes leis, uma delas que cria a Semana Estadual da Juventude para que se abra ainda mais o debate democrático e de onde podem sair sugestões para realização de políticas públicas para a juventude; e a outra, que possibilita a reorganização da questão esportiva, e aplicação de recursos no Maranhão”, explicou o governador em exercício Carlos Brandão.

Instituída em lei, a Semana Estadual da Juventude será realizada entre os dias 12 e 18 de agosto.

A proposta da Semana é de conversar e dialogar com os jovens, incentivar e promover atividades diversas de cultura, esportes, lazer, sexualidade, drogas educação e trabalho, além de incentivar os jovens na participação dos espaços públicos e debaterem sobre políticas públicas voltadas para o setor. A semana será coordenada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

“É um momento importante, porque essa semana vem completar o conjunto de ações para a juventude desenvolvidas pelo Governo do Estado “, destacou o secretário da Seejuv, André Vitral.

De acordo com ele, a Secretaria já iniciou os preparativos para a primeira semana.

“Acontece nos próximos 12 a 18 de agosto e há uma extensa programação, como a realização de um seminário com gestores municipais de Juventude, além de várias ações de mobilização “, completou.

Governador em exercício Carlos Brandão, sanciona leis de apoio a juventude e esporte.

Mateus Vinícius é integrante da União da Juventude Socialista (UJS) e participou da solenidade de sanção da lei. Para ele, uma conquista que amplia o debate público no estado.

“Há dois anos discutíamos esse projeto e hoje vemos ele sendo sancionado, a juventude se sente abraçada neste momento e sentimos que podemos avançar cada vez mais”, disse.

“É uma semana em que poderemos discutir, debater projetos, políticas públicas e avançar nessas pautas identificando o que a juventude precisa”, completou.

CONESP

Para Mateus Vinícius, foi grande conquista.

Já a lei que reorganizou o Conselho de Esporte e Lazer do Maranhão (Conesp) permitiu que o órgão consultivo e deliberativo se atualizasse em relação à III Conferência Nacional de Esportes. Com isso, poderão ser utilizados recursos do Fundo do Esporte.

“Essa lei reorganiza o Conselho que vai regulamentar, gerir, fiscalizar o dinheiro do Fundo do Esporte que hoje já tem cerca de R$ 7 milhões mas nunca pôde ser utilizado”, explicou o secretário de esportes, Rogério Cafeteira.

Você pode gostar...