GOVERNADORA ROSEANA LEVA AÇÕES DO ITINERANTE A ANAPURUS,MATA ROMA,SANTA QUITÉRIA E MILAGRES DO MARANHÃO.

GOVERNO ITINERANTE

GOVERNO ITINERANTE

 

O Governo Itinerante será levado a quatro municípios do Leste Maranhense, nestas segunda (6) e terça-feira (7), com presença da governadora Roseana Sarney e comitiva. Desta vez , Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Milagres do Maranhão receberão as obras e ações nas áreas de saúde, infraestrutura, cidadania, agricultura familiar, entre outras, marcando o início do segundo mês da itinerância pelo interior do estado.

A programação do primeiro dia de trabalho, nesta segunda-feira (6), inclui Anapurus e Mata Roma. Já no segundo dia, será a vez de Santa Quitéria e Milagres do Maranhão. “O Governo Itinerante já está sendo esperado pela população das cidades, e é muito bom receber esse carinho das pessoas por onde passamos. E são muitos os serviços prestados. Tem desde a expedição de documentos para quem está precisando até a entrega de sementes para o agricultor familiar incrementar sua produção e sua renda”, destacou a governadora Roseana Sarney.

O setor da agricultura terá destaque nesta etapa. Em Anapurus, a agenda da governadora destaca participação na solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013 na microrregião do Baixo Parnaíba – segundo polo produtor do grão no estado; o primeiro é a região de Balsas. A safra deste ano na região está estimada em 201 mil toneladas de grãos, volume 25% maior que o registrado no ano anterior.

A área plantada, também, aumentou e chegou a 67 mil hectares (ha), 10% a mais que em 2012. A soja do Baixo Parnaíba está concentrada principalmente nos municípios de Brejo e Buriti, mas também está presente em lavouras em Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, Santa Quitéria e Urbano Santos. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, toda a produção da soja da região é exportada para os mercados chinês e europeu.

Além disso, nos quatro municípios haverá entrega de sementes selecionadas de feijão e de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf). Serão cerca de cinco toneladas de sementes, que serão distribuídas para plantio imediato a agricultores familiares. Serão 1.370 Kg em Anapurus; 1.130 kg em Mata Roma; 1.500 kg em Santa Quitéria; e 1.500 kg em Milagres do Maranhão.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) é também entregar 200 DAPs em cada um dos municípios visitados. De acordo com o secretário Fernando Fialho, nas cidades, também serão ministradas palestras sobre programas sociais desenvolvidos pelos Governos Federal e Estadual, a exemplo do Bolsa Família e Brasil Carinhoso.
Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) levará diversos serviços aos municípios contemplados pelo Governo Itinerante. As ações de Vigilância em Saúde (aplicação de vacinas e atualização do calendário de vacinação) e da rede de serviços serão realizadas, simultaneamente, nesta segunda (6) e terça-feira (7) em Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria.

As populações de Anapurus e Santa Quitéria também receberão, na segunda (6), atendimento dermatológico, com busca e atendimento dos casos de hanseníase. Também serão disponibilizadas assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.

Na terça-feira (7) os atendimentos dermatológicos serão em Mata Roma e Milagres do Maranhão. Nos dois dias de ações, serão realizados serviços de assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.
Cidadania

Nas quatro cidades, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) garantirá a ampliação do acervo das bibliotecas municipais, com doação de kits de 150 volumes, incluindo livros, revistas, CDs e DVDs. Também será feito o mapeamento de manifestações culturais de cada um dos municípios.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) entregará livros técnicos a escolas do ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por sua vez, promove a revitalização do Laboratório de Informática do Centro de Ensino José Maria Cabral Marques, com a entrega de novos equipamentos.

O Viva Cidadão, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), também estará presente nas cidades de Anapurus, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Na unidade móvel do órgão, os moradores terão acesso à expedição de diversos documentos, como Carteira de Identidade, título de Eleitor e outros.
FONTE: Secom do governo do Estado

Você pode gostar...