Governo do Estado entrega novas ambulâncias a municípios maranhenses

Governo do Estado entrega novas ambulâncias a municípios.

MARANHÃO – Mais um reforço essencial para o transporte de pacientes no Maranhão, o Governo do Estado entregou 12 ambulâncias novas, contemplando municípios do interior e capital. Os veículos são dotados de equipamentos modernos, amplo espaço para atuação dos profissionais e garantem maior conforto aos pacientes durante o transporte. A solenidade, no Palácio dos Leões, nesta quarta-feira (19), foi coordenada pelo governador Flávio Dino. São mais de 200 ambulâncias já entregues pela gestão estadual, nos últimos cinco anos.

“Permanentemente, fazemos investimentos na saúde pública, com obras, estrutura, leitos, ampliação de serviços e acreditamos que o fortalecimento da rede municipal ajuda também os estados. Por isso, essa parceria com a Assembleia Legislativa é de alta importância para que se alcance os objetivos, principalmente nesse momento de crise sanitária que o Brasil e o mundo atravessam”, pontuou o governador Flávio Dino. Os municípios que receberam as ambulâncias foram Caxias, Barreirinhas, Peritoró, Itapecuru, Bacuri, Paço do Lumiar, Belágua, Cidelândia, Barra do Corda, Feira Nova do Maranhão e duas para a capital, São Luís. 

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, avaliou que nesse momento da pandemia do corona vírus, será essencial o apoio no transporte sanitário adequado, em condições corretas, eficientes e com agilidade para os pacientes. “O Governo do Estado está empenhado na prestação de um atendimento de saúde cada vez melhor e atuando, sempre, em parceria e apoio às prefeituras”, destacou o gestor. As ambulâncias foram adquiridas em parceria do Governo, via SES, com a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Os veículos são estruturados com o que há de mais moderno, frisou o titular da SES. As ambulâncias podem ser utilizadas como Unidade de Terapia Intensiva e capacidade para receber o paciente e toda a equipe – esta podendo atuar de pé, se necessário. “Este é o diferencial deste veículo. É uma aquisição um pouco mais cara, que garante mais condição ao trabalho da equipe e melhor conforto ao paciente durante o transporte”, disse Carlos Lula.

O secretário de Estado de Saúde reforçou ainda o trabalho do Centro de Testagem do Maranhão, primeiro do Brasil, que recebe pacientes de São Luís e interior do estado, funciona desde o dia 16 de março. O espaço, localizado na Policlínica Diamante, está recebendo casos suspeitos de Covid-19 para coleta, exame e presta ainda orientações. Carlos Lula citou o alto custo do teste e que neste sentido, o Governo do Estado está garantindo que os exames possam ser realizados pelas prefeituras. 

“Há municípios que não têm condição de coletar amostras e fazer exames, que são caros. Os investimentos podem chegar até R$ 400 mil e sabemos que as prefeituras não terão como arcar. O Governo do Estado faz sua parte, auxiliando os municípios para que tenham condições de enfrentar esse problema”, pontuou Carlos Lula. Presentes ao evento, o vice-prefeito Júlio Pinheiro, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o presidente da Alema, Othelino Neto, e demais deputados.

Você pode gostar...