Governo do Estado inaugura unidade do VIVA em Pastos Bons.

Inauguração do VIVA em Pastos Bons.

Inauguração do VIVA em Pastos Bons.

MARANHÃO – Na manhã desta segunda-feira (29), a população de Pastos Bons foi presenteada com a nova unidade do VIVA no município. Com esta unidade, o VIVA passa a ter 18 unidades presentes em todo o território maranhense, atendendo o cidadão com qualidade, segurança, conforto e acessibilidade.

A solenidade de inauguração foi realizada foi realizada em frente ao órgão, na Avenida Domingos Sertão, Nº 70, bairro São José, e contou a participação do a presença do secretário de estado da Comunicação Social e Articulação Política, Márcio Jerry, representando o governador Flávio Dino; do diretor geral do VIVA e presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior; representantes da prefeitura de Pastos Bons e de prefeituras vizinhas; e outras autoridades locais, servidores do VIVA e a população em geral.

O representante do Governo do Estado, secretário Márcio Jerry, destacou que a ampliação e expansão das unidades do VIVA representam também a ampliação de direitos para a população. “O Governador Flávio Dino tem entre as diretrizes do governo a ampliação de direitos e a instalação de mais unidades do VIVA em todo o território maranhense. Isso faz com que haja mais cidadania, com que as pessoas possam ter esse ponto de referência para que possam habilitar uma série de serviços importantes, no mesmo local, de forma confortável, atendendo a milhares de maranhenses. ”, declarou.

Em mais uma inauguração do VIVA, Duarte Júnior, ressaltou o momento de mudança que o Governo do Estado está promovendo para melhoria da vida dos maranhenses. “Hoje é um dia de muita alegria, pois contribuímos diretamente para a melhoria da vida das pessoas. Com a implantação desta unidade em Pastos Bons poderemos atender todo o médio sertão maranhense, e, assim, a população não terá mais que se deslocar até Balsas (263km) ou até São Luís (538km) para o exercício dos seus direitos constitucionais.

Isso custava tempo e dinheiro. Agora ele tem esses serviços dentro da cidade, em uma unidade ampla, segura, confortável e que está acessível para todos. É um passo importante para que os direitos fundamentais dos maranhenses sejam assegurados”, destacou.

Como presidente do Procon/MA, Duarte Júnior destacou também que o município foi contemplado com torres de tecnologia 3G, após acordo firmado entre o Governo do Estado e as operadoras de telefonia, que converteu multas em serviços prestados à população. Além de Pastos Bons, municípios da região como São João dos Patos e Mirador, também foram contemplados com esta ação.

Serviços

Com a instalação da unidade do VIVA no município, os moradores agora têm acesso aos serviços da cidadania ao alcance de todos. Já é possível garantir a documentação básica, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais, fazer o alistamento militar e ainda serviços online como emissão de emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (ex: NIT, PIS/PASEP), inscrições em concursos e vestibulares, e outros.

O aposentado José Firmino da Rocha aproveitou o primeiro dia de funcionamento do VIVA para garantir a carteira de trabalho da filha. Ele afirmou que antes teria que se deslocar para outro município como Balsas, por exemplo, parar ter acesso ao serviço. Agora tudo ficou mais fácil e ainda é possível fazer economia. “É uma maravilha ter esse serviço aqui, perto de casa. O dinheiro que eu ia gastar com o deslocamento para Balsas, já fica aqui, dou para as crianças comprarem lanche na escola. E ainda tinha que esperar 15 dias para receber o documento e pagar outras passagens. Agora tudo melhorou”, afirmou.

A gestão municipal, parceira na instalação da unidade do VIVA de Pastos Bons, também comemorou a chegada do VIVA ao município. De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Emílio Ribeiro, os serviços beneficiarão a população local e também dos municípios e povoados no entorno. “O VIVA é uma ferramenta da cidadania. Hoje nós temos dentro de Pastos Bons um espaço para garantir a cidadania da população, que vai beneficiar toda a região com os municípios de Nova Iorque, Sucupira do Norte, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos. Então é muito importante, é desenvolvimento para o nosso Estado”, disse.

A unidade do VIVA em Patos Bons fica localizada na Avenida Domingos Sertão, Nº 70 – Bairro São José, região central do município. Serão disponibilizados 06 postos de serviços, com 08 guichês e capacidade de realizar 400 atendimentos diários. A unidade é acessível, com espaço amplo, mobiliário e equipamentos de informática completamente novos.

Ampliação e expansão do VIVA

Após a inauguração em Pastos Bons, será a vez de Chapadinha receber a nova unidade do VIVA. A inauguração oficial da unidade será realizada nesta terça-feira, às 16h, na Praça da Bandeira, em frente à unidade do VIVA.

Com capacidade de realizar mais de 400 atendimentos diários, a unidade disponibilizará 07 postos de serviços e 12 guichês de atendimento. Entre os serviços que serão oferecidos na nova unidade estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros. Entre os parceiros estão a Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), Junta Comercial do Maranhão e Receita Federal. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Com Pastos Bons e Chapadinha, o VIVA passa a ter 19 unidades fixas. Ainda neste ano serão inauguradas novas unidades nos municípios de Codó, Coelho Neto e Santa Luzia do Paruá. São Luís também receberá uma nova unidade de grande porte que já está em obras no Shopping da Ilha, com 60 guichês de atendimento e contando com todos os serviços já disponíveis nas outras unidades.

Além das unidades fixas, o VIVA realiza atendimento de forma itinerante com as unidades de atendimento móveis e disponibiliza serviços de documentação básicas nos postos de atendimento fixos do Shopping da Ilha, Shopping Passeio e na ACIB, na Área Itaqui-Bacanga.

 

Você pode gostar...