Governo inaugura na sexta-feira novo prédio do Batalhão Tiradentes da Avenida Jackson Lago, no IV Centenário

NOVO BATALHÃO TIRADENTES.

SÃO LUÍS/MA – O novo prédio do Batalhão Tiradentes da Avenida Jackson Lago, a IV Centenário, está prestes a ser entregue para população de São Luís. O espaço terá capacidade de abrigar cerca de 350 policiais e servirá de apoio tático para o policiamento da Região Metropolitana. A inauguração é nesta sexta-feira (6). A obra é apenas uma do conjunto de intervenções do PAC Rio Anil, executado no estado pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

“São ações do Projeto PAC Rio Anil que visam promover educação, saúde, saneamento às famílias dos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha e áreas de entorno que integram o projeto. É o Governo do Estado investindo em políticas públicas para quem mais precisa”, explicou o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior.

O projeto inclui também uma Unidade Básica de Saúde, construída ao lado do Batalhão de Polícia, uma escola, creche, uma delegacia, além de praças e um Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT).

Melhorias para Moradores

Moradores dos bairros localizados ao longo da Avenida Jackson Lago, em São Luís, ganham um importante aliado ao enfrentamento à violência, a prevenção e ao combate das drogas na região. Trata-se do Batalhão de Tiradentes, equipamento público que será inaugurado, no início deste mês, como parte das comemorações do aniversário de São Luís.
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, informa que o projeto de urbanização da área da Avenida Jackson Lago contempla a construção de escola de ensino fundamental, Unidade Básica de Saúde (UBS), delegacia, um Batalhão da Polícia militar, creche, quadra poliesportiva e ciclovia.
A prioridade do governador Flávio Dino, segundo o secretário, é entregar à comunidade o equipamento público onde será instalado o Batalhão Tiradentes como forma de dar mais segurança ao local, as pessoas que vivem, trabalham e trafegam ao longo da via.
“A segurança é um dos pilares da gestão do governador Flávio Dino, o Batalhão na Avenida Jackson Lago intensificará a interação das equipes policiais com a população das proximidades, relacionando-os com a comunidade para que os problemas sejam identificados e resolvidos”, afirmou Rubens Pereira Junior.
Para a moradora do bairro Liberdade há 50 anos, Aldenora Sousa a instalação do Batalhão é um anseio antigo da comunidade. “Temos muito agradecer ao governador em perceber a importância da efetivação de políticas de segurança pública no bairro da Liberdade. A participação da Polícia Militar no cotidiano da comunidade, voltada para o cidadão, vai proporcionar uma convivência mais tranquila e segura para todos”, afirmou.
O servidor público, morador do bairro da Alemanha, Jose Antonio Barros, que usa frequentemente a via para chegar ao seu local de trabalho, disse que o Batalhão Tiradentes é um grande reforço na segurança da região e da avenida. “A noite ou nos feriados tenho receio em trafegar pela área. Agora, com a presença da PM, tudo vai mudar e para melhor”, comemora.
O conselheiro tutelar da área da Liberdade, Edilson Ribeiro ressalta que o Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) agrega valor ao trabalho que é desenvolvido pelo órgão. “Será um parceiro importante na prevenção da violência e do combate as drogas; com ações envolvendo as crianças e os adolescentes e principalmente nas ações integradas que visam a garantia de direitos”.
Integrante do Fórum da Liberdade e membro do conselho comunitário de segurança, Aurinéia de Jesus Silva afirmou que todos recebem, de braços abertos, o Batalhão Tiradentes no bairro da Liberdade. “É uma conquista das lideranças e da comunidade, estamos disponíveis para trabalharmos em conjunto, com objetivo de promover ações e projetos que promovam a paz, a solidariedade e a segurança que tanto precisamos”.
“É compromisso com o trabalho, planejamento das ações e reconhecimento do policial são as marcas da gestão Flávio Dino na condução da segurança pública”, avalia o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.
O comandante do Batalhão Tiradentes, coronel Raimundo Andrade explicou que o Governo do Estado tem ações como o Pacto pela Paz, que dialoga, permanentemente, com a população acerca de estratégias para a melhoria da segurança pública.
“A ocupação do bairro através de uma unidade policial de grande estrutura, onde tem condições de planejamento, conforto, auditório para os policiais, vai propiciar que a comunidade crie uma referência. Vamos trabalhar em parceria com a comunidade, com o propósito de integrar ações que promovam cidadania e a paz social, bem como intensificar o trabalho de prevenção e de combate às drogas”, afirmou o comandante.
Raimundo Andrade reforça a importância do serviço de segurança feito pelo Batalhão Tiradentes por meio do disque-denúncia, pelo telefone (98) 98876-0176. O serviço que tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade na capital. É um serviço gratuito e totalmente sigiloso.
Batalhão Tiradentes
O Batalhão Tiradentes, instituído em 17 de dezembro de 2017, tem a atribuição constitucional de executar o policiamento ostensivo e preventivo na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, com abrangência territorial em todo o Estado do Maranhão, notadamente na Região Metropolitana de São Luís. A dinâmica do serviço policial compreende uma atuação forte no combate aos assaltos a coletivo.
A sede do Batalhão consiste em um auditório, oito salas, sendo uma de videomonitoramento, banheiros e estacionamento e contará com um contingente de aproximadamente 300 policiais que atuará nos bairros que integram o projeto PAC Rio Anil e áreas adjacentes. O equipamento, inicialmente, opera com 150 motocicletas Honda XR 300 e contará, ainda, com oito viaturas para as ações de melhoria dos índices de segurança pública na região.

Você pode gostar...