GOVERNO LANÇA EDITAIS DE CURSOS DE IEMA PARA 2016.

Governo lança editais para oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics) e técnicos do IEMA para 2016.

Governo lança editais para oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics) e técnicos do IEMA para 20

MARANHÃO – Nessa segunda-feira (04) o Governo do Maranhão realizou o lançamento dos editais para oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (Fics) e técnicos do IEMA para 2016. O lançamento foi realizado no município de Caxias, onde equipes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentaram também o edital para instrutores dos cursos oferecidos este ano e outras oportunidades educacionais ofertadas pelo Governo do Estado.

“É com grande felicidade que viemos aqui hoje anunciar esses editais. Apenas nas 23 unidades plenas do Iema serão R$ 250 milhões investidos. Isso representa geração de emprego e renda com a construção civil e, mais do que isso, geração de emprego e de oportunidades para Caxias e todas as cidades que não tinham sido contempladas com ação decisiva do Governo do Estado”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Em todo o estado, serão oferecidas vagas para 18 cursos Fic e Oficinas, quatro cursos técnicos e vagas para o processo seletivo para instrutores que vão ministrar esses cursos. Em Caxias, a unidade do Iema funcionará nas antigas instalações do Cetecma, que será revitalizado e transformado e unidade vocacionada do Iema, como anunciou o secretário.

“Isso demarca a revalorização do antigo Cetecma. Nós vamos transformá-lo na unidade vocacional do Iema. Vamos revitalizar o espaço e usar as salas que forem possíveis para oferecer os primeiros cursos, já a partir do mês de maio”, informou Almada.

Os três primeiros cursos oferecidos na cidade serão os de Desenvolvimento de Aplicativo para Web, Agente Comunitário de Saúde, Produção de Sorvete e Inglês Básico, oportunidades de desenvolvimento local como destacou o prefeito do município, Leonardo Coutinho.

“Em Caxias, já temos previsão da realização de um concurso para agente comunitário de saúde e com essa capacitação e todas as outras, certamente se abre um novo horizonte para a juventude Caxiense. Além disso, retomar, revitalizar o antigo prédio do Cetecma, quem vai ganhar não é o governador, não é a prefeitura, são os alunos de Caxias”, declarou Coutinho.

Oportunidade para jovens da Caxias e região

Estudantes recebem informações sobre os cursos oferecidos pelo Iema e oportunidades como o Cidadão do Mundo e os Aulões do Enem.

Estudantes recebem informações sobre os cursos oferecidos pelo Iema e oportunidades como o Cidadão do Mundo e os Aulões do Enem.

Durante a visita à cidade, o secretário Jhonatan Almada visitou a escola Inácio Passarinho, onde falou aos estudantes sobre os cursos oferecidos pelo Iema e oportunidades como o Cidadão do Mundo e os Aulões do Enem.

“Nós temos caxienses que passaram na para o Cidadão do Mundo, que é um intercâmbio Internacional e que tem como critério a nota do Enem. Realizamos aqui também no ano passado o Aulão do Enem e este ano vamos fazê-lo novamente. Por isso, faço questão de reforçar que se esforcem para que também possam concorrer a essas oportunidades que o Governo Flávio Dino abriu para a educação, para a juventude do Maranhão”, falou o secretário aos estudantes.

Os editais completos para instrutores e cursos do Iema para 2016 poderão ser conferidos no site da Secti, no endereço eletrônico www.secti.ma.gov.br.

Você pode gostar...