GOVERNO PROMOVE ENCONTRO COM LIDERANÇAS NA MADRE DEUS PARA APRESENTAR A PRAÇA NEGRO COSME.

SEIR COM MORADORES DA MADRE DEUS.

SEIR COM MORADORES DA MADRE DEUS.

MARANHÃO – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, promoveu um encontro com lideranças de grupos culturais e de terreiros para alinhar o projeto da Praça Negro Cosme que será construída pelo governo no bairro da Fé em Deus e que contará com o Centro de Referência em Igualdade Racial e Iniciação ao Trabalho, com um CRAS para atendimento da população da região, e demais equipamentos coletivos como bancos, playground e academia ao ar livre.

O Centro de Referência em Igualdade Racial e Iniciação ao Trabalho é um espaço projetado para atividades voltadas ao desenvolvimento da economia criativa da região, que é baseada na produção cultural diversificada com influência da cultura do povo negro. Neste espaço serão oferecidos cursos de capacitação, oficinas, teatro, espaços de estudo e lazer.

O secretário de Igualdade Racial Gerson Pinheiro disse o porquê da construção do projeto nessa área da Fé em Deus: “Essa região à margem esquerda do rio Anil é habitada por comunidades quilombolas que vieram pra São Luis e é para esse povo que está sendo construída esta grande obra, complementada agora pelo governador Flávio Dino”. Ela vai dinamizar a indústria cultural do bairro, enfatizou o secretário.

Na reunião o gestor de matriz africana de Seir, Sebastião Cardoso, apresentou o croqui da praça com seus equipamentos para os presentes e explicou que a finalidade do projeto vai beneficiar diretamente a comunidade. “Por ser um bairro negro e com grande vocação cultural, com mais de cem instituições culturais e religiosas, o povo da região a muitos anos esperava por uma iniciativa do poder público que viesse resgatar a dignidade do povo negro e valorizar a cultura local. O governador Flávio Dino mais uma vez acerta na política de promoção da igualdade racial”.

Para o pai de santo Newton Magno da casa Ilê Ashê Ogum Sogbo e presidente do bloco afro Abiyeye Maylô, primeiro bloco afro do maranhão fundado dentro de uma casa de matriz africana, a Praça Negro Cosme será uma referência nacional da cultura negra maranhense. “A Fé em Deus e adjacências é um grande quilombo urbano e tem vários segmentos culturais importantes que serão valorizados com a Praça Negro Cosme e com o Centro de Referência em Igualdade Racial. Este projeto significa um fortalecimento para os grupos culturais tradicionais e para as casas de matriz africana”.

A ordem de serviço para a construção da praça já foi assinada no dia 17 de março pelo governador Flávio Dino e a Seir está alinhando com outras secretarias de Estado, com a Semcas e com outros órgãos vários projetos que poderão se desenvolvidos na região.

 

Você pode gostar...