GRUPO DE APOIO DA REGIÃO DO MUNIM AO GOVERNADOR FLÁVIO DINO PRESTIGIA PRIMEIRO PLANO PILOTO DE AGRICULTURA FAMILIAR NA MATA.

A GALERA DO MUNIM AO LADO DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO.

A GALERA DO MUNIM AO LADO DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO.

REGIÃO DO MUNIM – Aconteceu nesta sexta-feira(10) na zona rural da Mata, em São Luís, o primeiro plano piloto de agricultura familiar, onde o governo do Estado lançou ações importantes que irão incentivar a agricultura familiar no Maranhão. São os programas Mais Produção, Mais Educação no Campo, Mais Feiras de Agricultura Familiar e Mais Agroindústria Familiar, que serão executados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), recém criada pelo governador Flávio Dino, em dia 1º de janeiro, nos primeiros atos de sua gestão, completando 100 dias nesta sexta.

O evento foi realizado no povoado Mata, zona rural de São José de Ribamar, às 16h, com uma vasta programação que incluiu a inauguração de um módulo do projeto Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais(Sistecs), experiência que será replicada nos 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que estão entre as prioridades do governo do Estado, no Plano de Ações Mais IDH.

Participaram do ato de lançamento, o governador Flávio Dino, secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soraes, outros representantes de órgãos do governo, além de membros de entidades do Movimento Social ligadas ao campo, como também o grupo de apoio da região do Munim, vereadora Luciane Castro de Cachoeira Grande, vereadora Amanda de Morros, Sgt-carlos do Portal do Munim, Riba de pacas, suplente de vereador Hugo Marley, Gustavo e o nosso gestor da AGERP Dr. Rogério.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO E SUA CANDIDATA A PREFEITA DE MORROS AMANDA MUNIZ.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO E SUA CANDIDATA A PREFEITA DE MORROS AMANDA MUNIZ.

LUCIANE CASTRO E O GOVERNADOR FLÁVIO DINO.

LUCIANE CASTRO E O GOVERNADOR FLÁVIO DINO.

VEREADORA AMANDA MUNIZ, SECRETÁRIO MARCIO HONAISER E A VEREADORA LUCIANE CASTRO.

VEREADORA AMANDA MUNIZ, SECRETÁRIO MARCIO HONAISER E A VEREADORA LUCIANE CASTRO.

RIBA DE PACAS DE MORROS.

RIBA DE PACAS DE MORROS.

ENCONTRO DE AGRICULTORES FAMILIAR.

ENCONTRO DE AGRICULTORES FAMILIAR.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR E DIVERSAS AUTORIDADES.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR ADELMO SOARES E DIVERSAS AUTORIDADES.

Ao fazer um balanço desses 100 dias do governo e de atuação da SAF, Adelmo Soares disse que tem se empenhado ao máximo para alcançar as metas traçadas pelo governador Flávio Dino, principalmente com a implantação dos Sistecs, projeto importante para reduzir a pobreza extrema no estado e que vai atender, inicialmente, três mil famílias de pequenos agricultores.

Além da instalação do projeto em seus quintais e da assistência técnica, cada família assistida irá receber um cartão do Banco do Brasil com um fomento de R$ 2.955,00 para investimento no sistema.
Ao todo, serão destinados recursos na ordem R$ 13,79 milhões para a execução dos projetos, que integra várias culturas de produção de alimentos, como criação de peixes, galinhas, hortas e cultivo de frutas, levando em conta as especificidades de cada área.
“Temos viajado bastante, conhecendo a realidade de cada cidade, cada comunidade. Temos conversado com as pessoas, ouvindo as necessidades e as dificuldades que encontram para produzir e tirar da terra o seu sustento e de suas famílias”, afirmou o secretário.

AS PLANTAÇÕES JÁ REALIZADAS.

AS PLANTAÇÕES JÁ REALIZADAS.

Ele acrescenta que a SAF é uma secretaria nova que passou por um processo de estruturação e agora, com tudo pronto, parte para uma nova fase, que é de execução de projetos, com a perspectiva de que ao final dos próximos 100 dias serão de boas colheitas.
Todos os programas serão executados em parceria com outros órgãos do Estado que fazem parte do Comitê Gestor Mais IDH, sendo que a primeira fase já iniciou nos mutirões do Mais IDH, com a assistência na agilização de documentos necessários para acessar recursos dos programas.

 

Você pode gostar...