INCRA, CODEVASF, SUP. DA PESCA E OS CORREIOS NO MARANHÃO ESTÃO SENDO DISPUTADO EM BRASÍLIA.

TRÊS PARTIDOS NA BRIGA.

TRÊS PARTIDOS NA BRIGA.

MARANHÃO – O senador João Alberto está tentando junto ao governo federal manter alguns cargos para o PMDB no Maranhão abrigar políticos aliados. Na mira do partido estariam a Codevasf e as Superintendências da Pesca e dos Correios. A briga interna pelos postos está feia e poderá ser motivo de mais uma crise no que restou do partido após a fragorosa derrota nas eleições 2014. A concorrência está em três partidos que travam verdadeira guerra nos bastidores de Brasília para comandar os importantes órgão de representação Federal no Estado do Maranhão.

Após os escândalos envolvendo fraude no seguro defeso, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) perdeu o Ministério da Pesca e Aquicultura, e como via de regra, a Superintendência Federal da Pesca no Maranhão, órgão responsável pelas atividades do ministério no Estado, deve sair do controle da legenda.

Brigam pelo controle da Pesca no Estado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido dos Trabalhadores (PT) e agora quem também entrou na briga foi o PMDB que quer o controle da Superintendência.

Outro setor que também está sendo disputado a ‘foice’ é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O PT trabalha para continuar no comando, mas o PDT investe forte na tentativa de chegar ao comando da instituição. Quem busca também controlar o Incra é o guloso PMDB que perdeu o governo do Estado para o PCdoB nas últimas eleições.

O desejo de muitos partidos também é a Codevasf  – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Os tentáculos do Senador João Alberto(PMDB) apontam para indicar o comando da empresa e assim acoitar aliados desempregados desde o final do mês passado.

Outro posto estratégico ainda sem comandante definido é comando dos Correios no Maranhão, ainda sob o controle do PMDB local, dirigentes de legendas aliadas da Presidente Dilma Rousseff já avisaram que caso os peemedebistas continuem no setor, ficarão impossibilitados de pleitearem  o Incra, Pesca e a Codevasf.

Nas próximas semanas estão marcadas reuniões em Brasília com dirigentes de partidos para definir os quatro setores que estão sendo alvos de disputa partidária no Maranhão, e de lá devem sair os novos dirigentes.

Você pode gostar...