Jovens morruenses conhecem o projeto “Tour Jovem Cidadão”

JOVENS MORRUENSE PARTICIPANDO DO PROJETO “TOUR JOVEM CIDADÃO”.

MORROS/MA – Em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 pelo Governo do Estado , 40 jovens estudantes do Município de Morros, a 97 km de São Luís, vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) ,em parceria com a Prefeitura Municipal de Morros e Gestores de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.
Realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.
A secretária da Juventude, Tatiana Pereira ressalta a importância das visitas feitas pelos jovens para o seu enriquecimento cultural e formação do empoderamento em relação aos bens culturais públicos, no sentido de conhecer para preservar. “O Tour Jovem Cidadão proporciona uma relação de proximidade, de empoderamento e de educação entre os bens culturais públicos e os estudantes de São Luís e de outros municípios do estado. Estes estudantes vivenciam um dia de estudo prático sobre a cultura de São Luís e do Maranhão e isso os leva a sentirem-se responsáveis pelo cuidado dos bens, que são de todos nós”, destacou.
Roteiro

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’onde o Município de Morros foi contemplado teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã, foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
A coordenadora de Juventude Saúde Ribeiro e o Assessor de Juventude Felipe Nassar estiveram juntos nesse grande projeto, e agradecendo ao governo do Estado através da secretaria de juventude e a Prefeitura Municipal de Morros,na administração do Prefeito Sidrack pela parceria entre Estado e Município onde quem ganha com tudo isso é a nossa juventude,levando a esses jovens o conhecimento e a oportunidade de saber um pouco mais da cultura maranhense, a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer só tem a agradecer essa grande parceria.

SALA DE COMPUTAÇÃO.

ALUNOS DE MORROS.

Você pode gostar...