Justiça Itinerante registra recorde com quase 2400 atendimentos à população de Serrano do MA

Projeto “Justiça Itinerante”.

MARANHÃO – Com um total de 2.354 atendimentos realizados nesta quinta-feira, 25, no Termo Judiciário de Serrano do Maranhão, o projeto “Justiça Itinerante” registrou recorde de serviços de cidadania prestados à população em apenas um dia. O projeto, de iniciativa do juiz Douglas Lima da Guia, titular da Comarca de Cururupu, também expediu 385 carteiras de identidade e 18 registros civis já com o número de CPF.

Cerca de 1.114 pessoas circularam durante todo o dia pela Escola Municipal Castro Alves, em busca dos serviços disponibilizados pelo projeto. Também foram realizadas audiências e palestras informativas para crianças, adolescentes e mulheres da comunidade; inscrições para o Casamento Comunitário que ocorrerá no mês de Outubro na cidade; e expedição de certidão de óbito tardio.

Médicas, enfermeiros e técnicos de Enfermagem realizaram consultas, exames ginecológicos, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação de crianças e adultos, e doação de remédios da Farmácia Básica. Serviços de Saúde Bucal também foram oferecidos à população serranense, por meio do Odontomóvel estacionado no local.

Foram disponibilizados serviços de Cartório; Viva/Procon; Atermação do Juizado; atendimento jurídico com advogados voluntários; Delegacia de Polícia Civil, Ministério Público, e Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Serrano.

NOVIDADES – O Justiça Itinerante ganhou mais parcerias. O CIRETRAN renegociou dívidas com proprietários de veículos automotores, como licenciamento e multas. O Banco do Brasil e o Bradesco disponibilizaram guichês para renegociar dívidas bancárias com juros mais baixos.

A Companhia Energética do Maranhão – CEMAR também aderiu ao projeto levando dicas de consumo consciente de energia elétrica para a comunidade. A CEMAR fez a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas modernas de LED.

Na semana de 15 a 19 de julho, uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, ofereceu serviço de emissão de carteiras de trabalho. Quase mil documentos foram expedidos para os serranenses.

PALESTRAS – O Ministério Público Estadual e a Ronda Escolar da Polícia Militar do Maranhão foram até o Povoado Olho D´agua, 15km da sede, para ministrar uma palestra sobre Prevenção ao Uso de Drogas e Disciplinar Escolar para cerca de 70 crianças. Ao final, foram distribuídos brinquedos arrecadados com a doação de voluntários do projeto.

A parceria do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS de Serrano, com o serviço de Psicologia da Unidade Prisional de Ressocialização – UPR de Cururupu, ofertou palestra sobre o combate à Violência Doméstica para 210 mulheres.

O juiz Douglas da Guia conta que a grande demanda apresentada foi uma surpresa, o que demonstra a assertiva do projeto em alcançar a população para buscar resolver as demandas reprimidas existentes na comunidade. “O projeto Justiça Itinerante alcançou recorde em Serrano, se comparado às demais edições, com mais de dois mil atendimentos”, comemora.

Segundo o magistrado, o projeto alcança, principalmente, as pessoas que por algum motivo tem dificuldade de ir ate à sede da Comarca (Cururupu), buscar atendimento no Fórum, Promotoria, Cartório, dentre outros, e geram uma demanda reprimida que não entra nas estatísticas. “Dos serviços judiciários demandados, foram ajuizadas e resolvidas na própria localidade, mais de 67 acoes judiciais, dentre os quais Divórcio, Guarda, Alimentos, Retificações de Registro Civil, e outras”, ressalta Douglas da Guia.

GALERIA DE FOTOS

CRIANÇADA PRESENTE.

EMISSÃO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

Você pode gostar...