MARANHÃO ESTA EM ALERTA CONTRA A DENGUE.
MARANHÃO – O Ministério da Saúde divulgou, esta semana, dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O LIRAa confirma 916 casos de dengue no Maranhão até a oitava semana de 2015. No mesmo período, em 2014, foram contabilizados 390 casos. O número quase triplicou. Não há registro de dengue grave ou óbito no estado este ano. No entanto, 4 casos foram considerados dengue com sinais de alarme. No ano passado, 5 casos graves da doença, 14 com sinais de alarme e 5 óbitos foram confirmados.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, por meio de nota, que desenvolve trabalhos constantes de orientação para a população de modo a adotar medidas preventivas, a fim de evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue – doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Mensalmente, são realizados monitoramentos nos municípios para avaliar o índice de infestação e, em conjunto, traçar estratégias para combate ao vetor.
A SES informa ainda que de janeiro a 07 de março deste ano, foram registrados 172 casos de dengue confirmados no estado. Os municípios maranhenses com maior incidência são: Caxias, Pinheiro, Açailândia e Santa Helena. Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a possível transmissão da dengue. Alguns cuidados são necessários:
- Realizar a limpeza adequada dos reservatórios de água;
- Manter os depósitos de acondicionamento de água fechados;
- Não acumular lixo nos quintais e em terrenos baldios e destinar o lixo em local adequados.
Em caso de suspeita de dengue, o paciente deve procurar o serviço de saúde e evitar automedicação.