Município de Morros dá início a campanha de vacinação.

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada nesta segunda-feira (23).

MORROS/MA – A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada na segunda-feira (23), no município de Morros. No principal município da região do Munim, foram disponibilizadas todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS, além de escolas e equipes volantes, para oferecer a dose da vacina.

A vacina é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

No total serão oferecidas cerca de 3 mil doses da vacina para os púbicos específico definidos pelo Ministério da Saúde. Além do Centro de Saúde, a vacina também será oferecida nas escolas João Alberto, Vargem, José Sarney, além das UBS’s do Una dos Moraes, e equipe volantes no Conjunto União e Bairro Santa Cruz.

O prefeito Sidrack Feitosa, alerta para os prazos de aquisição da dose, uma vez que a campanha segue até o início de junho. “A prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está numa força tarefa para que a população, sobretudo os grupos indicados pelo Ministério da Saúde, recebam a dose da vacina. Portanto é importante que não deixem para receber no último momento”, disse.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B, e tem eficácia de seis a 12 meses, sendo contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina e crianças menores de 6 meses de idade. A campanha segue até o dia 1º de junho, sendo o dia 12 de maio, o dia D de mobilização em todo o país.

Campanha de vacinação contra a gripe.

Você pode gostar...