Patrulhas e torres de observação reforçam a segurança nos circuitos carnavalescos da capital

PMMA MANTENDO A SEGURANÇA DO CIRCUITO CARNAVALESCO EM SÃO LUÍS.

SÃO LUÍS/MA – O céu ainda claro no final da tarde de segunda (24), centenas de pessoas disputam lugar nas ruas estreitas e ladeiras do bairro Madre Deus, no Centro da capital maranhense. Um bairro tradicional que conta parte da história da cultura de São Luis.

Marchinhas, charangas, blocos, músicas tradicionais e cantores maranhenses arrastam multidões pela Madre Deus que há anos é um dos locais que atraem grande  número de brincantes.

A Polícia Militar montou um esquema de segurança intensificando o policiamento de proximidade, por meio das patrulhas de policiais. “A presença em grande número das patrulhas e a instalação de torres de segurança transmitiram segurança ao folião”, disse o comandante geral, coronel Pedro Ribeiro.

Além das patrulhas, foram instaladas torres de observação que garantem maior visibilidade e ação da PM. “As torres nos garantem uma visão ampla do local da festa e qualquer manifestação de desordem, o PM aciona outras guarnições”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.

Para o comerciante Hermelindo Peres da Silva, 53, morador do bairro Monte Castelo, o carnaval da Madre Deus oferece além da tradição e alegria, segurança as pessoas “Gosto de vir com minha família, pois além de participar do carnaval tradicional que valoriza nossa cultura, temos a sensação de segurança com a presença da polícia”, disse.

Além do tradicional circuito de carnaval da Madre de Deus, o planejamento de segurança da PM completa também dos circuitos da Beira-Mar, Rio Bacanga e Passarela do Samba, locais oficiais da folia promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

O circuito Beira Mar foi outro local que os foliões escolheram para brincar o carnaval, atrações nacionais e trios elétricos atraíram multidões na orla marítima.

Em todas as entradas dos circuitos foram instaladas barreiras de controle, onde os brincantes eram revistados, coibindo entradas de armas, drogas e objetos perfurantes. Foram utilizadas também torres de observação e nas mediações foram posicionadas viaturas em locais estratégicos, dando apoio ao policiamento.

“Além de contemplar um cartão postal de São Luis, que é a Beira Mar, nos divertimos com as atrações e sentimos seguros com forte esquema de segurança da PM”, explicou o técnico de segurança, Antônio Gaspar, 40 anos, que se divertia com seus amigos do bairro São Francisco.

MAIS AÇÕES

Policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviária (BPRv) realizaram barreiras em várias vias de trânsito com objetivo de proceder com a revista de veículos e busca pessoal nos condutores e passageiros, além de fiscalizar o cumprimento da lei seca.

O Policiamento preventivo conta ainda com o apoio dos cadetes da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”, de policiais do Batalhão Tiradentes, do Batalhão de Turismo, Batalhão Ambiental, Centro Tático Aéreo (CTA) e das unidades Operacionais como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ROTAM, COE, COSAR e Cavalaria.

A Polícia Militar também desenvolve ações de sensibilização e de orientação referentes aos crimes contra à mulher. Policiais da Patrulha Maria da Penha distribuem panfletos e esclarecem as dúvidas do crime de assédio que faz parte da campanha do governo promovida pela secretaria de Estado da Mulher e outros órgãos.

Mais ações nos bairros

Nas principais Avenidas da capital, viaturas da Malha Metropolitana realizam barreiras policiais para a abordagem de pessoas, veículos e coletivos, com o intuito de apreender armas, munições e drogas. Além dessa ação, os policiais também realizaram incursões nos bairros para inibir a ação de bandidos e garantir um carnaval tranquilo.

GALERIA DE FOTOS

Patrulha da PM durante o tradicional carnaval da Madre de Deus.

Torres de observação reforçam a segurança no circuito Beira Mar.

Você pode gostar...