PREFEITO EDVALDO HOLANDA JÚNIOR DECIDE QUE O PROGRAMA “TODOS POR SÃO LUÍS” SERÁ SEMANAL.

Programa Todos por São Luís, que era realizado uma vez por mês, acontecerá todos os sábados.

Programa Todos por São Luís, que era realizado uma vez por mês, acontecerá todos os sábados.

SÃO LUÍS – Em razão da grande demanda e atendendo a pedidos da população, o prefeito Edivaldo determinou que a partir de agora o Programa Todos por São Luís, que era realizado uma vez por mês, acontecerá todos os sábados. Por meio do programa, a Prefeitura de São Luís tem ofertado à comunidade serviços nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, atividades culturais, orientação jurídica e assistência social, paisagismo, cursos de qualificação, ações de embelezamento e rodas de conversas.

“Vamos expandir o Todos por São Luís e levá-lo a mais bairros. A partir de agora, estaremos semanalmente nas comunidades, prestando serviços considerados por elas mesmas prioritários e alinhados a partir do nosso constante diálogo. Temos articulado novas parcerias e queremos a cada dia, com o programa, proporcionar mais benefícios à nossa população”, disse o prefeito Edivaldo.

No próximo sábado(13), o programa acontecerá no bairro do Quebra-Pote, mas já a partir desta segunda-feira (08) os moradores do bairro e áreas adjacentes receberão ações do programa como oficinas de informática, de customização de camisetas e Projeto Turismo Educativo para alunos do 6ª ao 9º. As oficinas acontecerão na União de Moradores de Itapera e na União dos Moradores do Arraial. O Projeto Turismo Educativo acontecerá na U.E.B. Rosilda Cordeiro.

Todo o aparato da Prefeitura está envolvido no programa. Antes da realização da ação no bairro, a Prefeitura já entra no local trabalhando na recuperação de ruas, realizando serviços de limpeza, capina e roçagem e manutenção da rede elétrica. Na região do Quebra-Pote estão sendo recuperadas as estradas de Anajatiua e Arraial, Santa Helena e Tindiba. A ação beneficia os bairros da Matinha, Mata de Itapera, Itapera, Anajatiua, Arraial, São Joaquim, Santa Helena, Cassaco, Parque Brasil, Rio Grande e Tindiba.

A primeira-dama, Camila Braga, coordenadora do programa, disse que o objetivo da Prefeitura é aproximar cada vez mais da comunidade as ações do poder público municipal. “A cada edição, trabalhamos para ampliar o número de parceiros e a oferta de serviços à população, a exemplo desta edição que temos a parceria da Secretaria de Estado de Segurança e a adesão da Federação das Uniões de Moradores de Bairros e Entidades Similares do Maranhão”, destacou Camila Braga.

O ponto alto da ação no bairro do Quebra-Pote será no sábado (13) quando os moradores do bairro e áreas adjacentes terão acesso a consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista, cardiologista, urologista e ortopedista. Ainda na área de saúde, serão ofertadas consultas de enfermagem e odontológica, aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação antropométrica, teste de HIV, vacinação, laboratório de dengue e distribuição de preservativo, entre outros serviços.

Além das ações de saúde, que são as mais procuradas, o programa levará para a comunidade ações de capacitação. Na programação de cursos e oficinas estão os de beneficiamento de pescado, sorvete, brinquedos, crochê, curso de bombons regionais, sucos alternativos, customização de camisas e oficinas sobre empreendedorismo e produtos confeccionados em feltros. A maioria dos cursos acontecerão na União dos Moradores do Quebra-Pote.

Atividades culturais, religiosas, de esporte e lazer também fazem parte da programação de sábado. Um palco e uma tenda cultural serão montados no bairro para a realização de apresentações de grupos de capoeira, teatro, quadrilha, dança portuguesa, apresentação do Boi de Itapera, show de calouros e aulas de aeróbica. A Secretaria Municipal de Desporto levará para o bairro o Brincando nos Bairros e organizará torneios de futebol masculino com entrega de troféus aos vencedores.

Exposições artesanais, feira do produtor, carro biblioteca, oficina de matemática, xadrez, oficina de bumba-meu-boi, cine Quebra-Pote e atendimento do CRAS/CREAS onde os moradores receberão informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientações sociais e sobre o Bolsa Família, também estarão à disposição dos moradores.

Para esta edição, a Prefeitura também conseguiu a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai levar para o bairro o planetário onde crianças e adultos terão a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre o planete terra e o sistema solar.

“Temos certeza que, a exemplo das outras edições, no bairro do Quebra-Pote teremos uma grande procura pelos serviços que estão sendo ofertados pela Prefeitura. Temos trabalhado em parceria com a comunidade para que ela se sinta prestigiada e encontre no programa aquilo que ela mais precisa”, disse Arivaldo Martins Souza, que integra a equipe de organização do programa.

OUTRAS EDIÇÕES

O “Todos por São Luís”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, foi idealizado com o objetivo de aperfeiçoar os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local. Além do Governo do Estado, o programa conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

A primeira edição aconteceu no mês de março na Praia Grande, a segunda em abril, na zona rural de São Luís por ocasião do aniversário do bairro Nova República, a terceira no mês de maio no bairro da Divineia. No próximo dia 20, serão beneficiados com as ações do programa os moradores do bairro de Fátima e áreas vizinhas. Todas as ações são definidas a partir de reuniões com lideranças dos bairros contemplados com a ação.

Você pode gostar...