ROSEANA ANUNCIA NOVA ETAPA DO MARANHÃO PROFISSIONAL,COM OFERTA DE 31 MIL VAGAS.

GOVERNADORA ROSEANA ANUNCIANDO MARANHÃO PROFISSIONAL

GOVERNADORA ROSEANA ANUNCIANDO MARANHÃO PROFISSIONAL

 
A governadora Roseana Sarney anunciou nesta segunda-feira (12), em solenidade realizada no Palácio dos Leões, mais uma etapa do Programa Maranhão Profissional, com a oferta de 31 mil vagas para cursos de qualificação e pré-vestibular, beneficiando 74 municípios maranhenses. A cerimônia foi transmitida, por meio de videoconferência, aos polos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e do Centro de Capacitação Tecnológicas do Maranhão (Cetecmas).

Segundo informou a governadora, das 31 mil vagas ofertadas para este segundo semestre, 12 mil serão para cursos profissionalizantes e 19 mil para a etapa pré-vestibular. “Iniciamos hoje mais uma etapa do Programa Maranhão Profissional e uma nova edição do pré-vestibular, ações que asseguram aos nossos jovens a oportunidade de se qualificar, como também de se preparar para avaliações, como o Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio”, ressaltou Roseana Sarney.

Presentes à solenidade, o vice-governador Washington Luiz e os secretários José Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), João Abreu (Casa Civil), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Sérgio Macedo (Comunicação Social), empresários e estudantes beneficiados, alguns já contratados pelas empresas onde participaram do estágio.

Os cursos de formação profissional anunciados pela governadora Roseana Sarney são nas áreas de marketing e vendas, administração, instalações elétricas, gestão de associações e cooperativas e contabilidade. Eles serão ministrados nos 11 Centros de Capacitação Tecnológicas do Maranhão (Cetecmas); em 105 salas de aula da Universidade Virtual do Maranhão (Univima); no Estaleiro Escola; em quatro agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine); na Associação de Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim e na Instituição Filantrópica Padre Haroldo, no bairro Liberdade, em São Luís.

A governadora ressaltou que esses cursos vêm atender à demanda dos setores da indústria, comércio e serviços em seus diversos empreendimentos que estão em processo de instalação no Maranhão fruto da política de atração de investimentos do Governo do Estado. “Temos, hoje, uma carteira de mais de R$ 120 bilhões em investimentos e, com essa ação, estamos preparando nossos jovens para que assumam os postos de trabalho que estão sendo gerados no estado”, declarou.

Roseana Sarney lembrou que além dessa ação estruturante de atração de investimentos e geração de emprego, o Governo do Estado está desenvolvendo importantes projetos em diversas áreas. Ela citou, por exemplo, o programa rodoviário, que tem a meta de interligar todos os municípios por estradas pavimentadas. “Seremos o primeiro estado no Nordeste e talvez no país, a ter todos os municípios interligados por asfalto”, assinalou a governadora.

Ela também destacou o Saúde é Vida, considerado o maior programa de construção de unidades hospitalares em todo o país, do mais elevado padrão tecnológico e com profissionais qualificados para atendimento 24 horas. Segundo a governadora, até o fim de 2014 todos os hospitais estarão funcionando. Hoje, são mais de 30 inaugurados e atendendo à população.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, José Costa, destacou a importância do Programa Maranhão Profissional para a formação dos jovens maranhenses, que nesta etapa oferece 12 mil vagas em cinco cursos de qualificação. “Esse é o governo que atrai investimentos, gera oportunidades de emprego e que qualifica os jovens para o mercado de trabalho”, frisou o secretário José Costa, ao destacar a iniciativa da governadora Roseana Sarney.

Além da formação profissional, foi anunciada, pela governadora Roseana Sarney, a oferta de 19 mil vagas para curso pré-vestibular, uma ação que visa preparar os alunos do ensino médio a exames de avaliação como o Enem. “Com esse apoio e incentivo do meu governo, não tenho dúvida que nossos alunos terão um desempenho melhor no exame nacional do ensino médio e terão maior oportunidade de cursar uma faculdade”, concluiu a governadora.

 FONTE: Governo do Estado

Você pode gostar...