SECRETÁRIO DE ESTADO DA IGUALDADE RACIAL VISITA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM CURURUPU.

SECRETÁRIO DA IGUALDADE RACIAL GERSON PINHEIRO E MATHEUS COM OS QUILOMBOLAS EM CURURUPU.

SECRETÁRIO DA IGUALDADE RACIAL GERSON PINHEIRO E MATHEUS COM OS QUILOMBOLAS EM CURURUPU.

CURURUPU – Diversas comunidades quilombolas de Cururupu receberam a visita do secretário Estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e do assessor de comunicação Mateus, neste sábado (12) e domingo (13). Sendo que a primeira comunidade quilombola a ser visitada foi a de Soledade em Cururupu, que teve uma reunião com o povo, e nas rodas de conversa com os moradores dos quilombos, foi discutido o desenvolvimento das crianças quilombolas que têm de zero a três anos de idade e outras atividades a serem necessárias por em pratica, como também a luta pelos seus direitos.

A partir das conversas com os quilombolas, Gerson Pinheiro comparou as relações familiares nos quilombos com as existentes nas grandes cidades. Em sua opinião, os quilombolas amam e respeitam suas avós, enquanto nas cidades nem as mães têm mais tempo de cuidar dos filhos.

SECRETÁRIO GERSON PINHEIRO E O PREFEITO DE CURURUPU.

SECRETÁRIO GERSON PINHEIRO E O PREFEITO DE CURURUPU.

Na entrevista na rádio P – Com essas visitas nas comunidades quilombolas, a Secretaria Estadual da Igualdade Racial (SEIR) precisa preservar esses valores, que fazem parte da identidade negra quilombola. “As comunidades quilombolas têm saberes imensos que precisam ser divulgados e respeitados. É assim que acontece a luta negra, contra o profundo racismo que é entranhado na história do Brasil e do Maranhão”, frisou Gerson Pinheiro.

Gerson Pinheiro comprometeu-se a manter atividades culturais e de educação nas comunidades quilombolas do município. Aproveitou para lembrar os esforços das Prefeituras em busca do reconhecimento das terras remanescentes de quilombo do município; algumas já foram certificadas. “Depois deste momento de visita, vamos planejar outras ações para garantir mais cuidados com as comunidades e com as crianças quilombolas do município”, garantiu o secretário.

Em cada comunidade, a visita foi encerrada com palestras e comprometimentos do secretario. O secretario frisou desmistificando a relação que se faz, em algumas localidades, entre zumbi e os mortos. “Zumbi é o herói, por conta dos Palmares. Ele nos lembra das lutas que travamos todo dia e toda a hora para vencer”, destacou o secretario Gerson.

Você pode gostar...