Serviço Travessia completa quatro anos com quase 111 mil viagens realizadas

Serviço Travessia está presente hoje em 43 cidades do Maranhão.

MARANHÃO – Projeto do Governo do Maranhão, desenvolvido pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Travessia oferece serviço de transporte gratuito porta a porta que possibilita o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idoso e pessoas hipossuficientes.

Nesses quatro anos, as 3.349 pessoas cadastradas receberam cerca de 62 mil atendimentos do Travessia, totalizando quase 111 mil viagens. O projeto já está inserido em 43 cidades do Estado, nas três modalidades existentes: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde. 

“O Governo do Maranhão tem avançado bastante nas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Nesse sentido, o Serviço Travessia vem garantindo dignidade e cidadania, tirando essas pessoas da invisibilidade, proporcionando mais qualidade de vida a esse público. Já conseguindo expandir esse belo trabalho para mais de 40 cidades do Estado e estamos trabalhando, fazendo as parcerias necessárias, para levar o Travessia para o máximo de cidades possíveis”, disse Lawrence Melo, presidente da MOB.  

Bloco do Travessia

Em 2020, será realizada a segunda edição do Bloco do Travessia. Idealizado no âmbito do Serviço, o Bloco do Travessia dá a oportunidade para as pessoas com deficiência participarem ativamente das festividades do período momesco. Com o Bloco do Travessia, os usuários participam da programação do Carnaval do Maranhão garantindo acesso ao lazer e a cultura, disponibilizando para esse público alegria e diversão, dando dignidade e visibilidade às pessoas com deficiência.

“O Governo do Estado está fortalecendo ainda mais a participação e a inclusão das pessoas com deficiência no Carnaval, compreendendo que essa interação é importante e proporciona momentos de lazer e alegria, um direito também das pessoas com deficiência”, disse a coordenadora do Serviço Travessia, Cricielle Muniz.

Expansão

Implantado em 2016, o Serviço Travessia está presente hoje em 43 cidades do Maranhão em três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde. 

No início do ano, foi implantado na regional de Itapecuru-Mirim, o Serviço Travessia Saúde, que compreende os municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim. O Travessia Saúde é um transporte gratuito oferecido pelo Governo do Estado do Maranhão com o objetivo de viabilizar o deslocamento dos usuários com maior nível de vulnerabilidade socioeconômica da porta da sua residência até a Policlínica de Matões assegurando assim o acesso ao tratamento de saúde dessas pessoas hipossuficientes.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária.

Dados:

Viagens realizadas – 110.900

Atendimentos – 61.455 atendimentos realizados

Pessoas cadastradas – 3.349 pessoas 

43 municípios englobando as três modalidades do Serviço (Travessia Clássico, Melhor Idade e Travessia Saúde) que são: São Luís, Caxias, Timon, Açailândia, Bacabal, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pinheiro, Imperatriz, Codó, Davinópolis, Senador Lá Roque, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Santa Luzia do Paruá, Presidente Dutra, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Tuntum, Graça Aranha, Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Governador Archer, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro e Santa Luzia do Paruá. Os municípios que abrangem o Travessia Saúde são: Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbanos Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

Número de veículos – vinte e uma (21) vans e três (03) minivans 

1. São Luís e região da Grande Ilha (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) – cinco (05) vans e duas (02) minivans;
2. Imperatriz – Quatro (04) vans e uma (01) minivan para atender crianças com microcefalia;
3. Caxias – Duas vans – uma (01) Van para o Travessia Clássico + 01 Van para o Travessia Melhor Idade;
4. Timon – Duas (02) vans;
5. Bacabal – Uma (01) van;
6. Açailândia – Uma (01) van;
7. Pinheiro – Uma (01) van;
8. Santa Luzia do Paruá- Uma (01) van;
9. Presidente Dutra – Uma (01) van.
10. Codó – Uma (01) van.
11. Regional Itapecuru Mirim – três (03) vans

Você pode gostar...