Tartaruga marinha encalha e é resgatada em São Luís

Tartaruga-cabeçuda é retirada da água por uma equipe dos bombeiros para ser levada a um centro de recuperação.

SÃO LUÍS/MA – Uma tartaruga do tipo cabeçuda foi encontrada encalhada na Praia da Guia, em São Luís, na manhã desta quinta-feira (24). O animal estava imóvel, agonizando, perto de uma rede de pesca estendida no banco de areia.

Um grupo de voluntários tentou reanimar o animal. Após entrar novamente na água, a tartaruga ganhou forças para voltar a nadar. Depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros levou o animal até o Centro de Recuperação do Ibama.

“A sensação é muito boa. A gente ser útil à natureza e poder ajudar o animal tão bonito e especial como esse. Estou muito feliz”, contou o pedreiro Gilberto Ferreira.

A tartaruga-cabeçuda chega a pesar 150 kg e é uma das espécies mais comuns na região, migrando entre a costa brasileira e africana. A maioria viaja até o Maranhão em busca de um lugar seguro para desova.Muitas dessas tartarugas acabam caindo em armadilhas ou engasgadas com lixo que confundem com alimento. Biólogos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já constataram que o número de tartarugas encontradas mortas no estado triplicou em três anos. Em 2015 foram achadas 80 tartarugas mortas, já em 2018 o número chegou a 280.

(FONTE: G1)

 

 

Você pode gostar...