UFMA e prefeitura de Santo Amaro discutem parceria para estimular o turismo no município .

Reitora Nair Portela recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (18), a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa.

Reitora Nair Portela recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (18), a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa.

SANTO AMARO – A reitora Nair Portela recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (18), a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, que esteve na Universidade Federal do Maranhão com o objetivo de firmar parceria técnica e acadêmica com a UFMA. A ideia é desenvolver projetos e ações conjuntas em favor do desenvolvimento socioambiental e preservação do ecossistema na região dos lençóis.

Durante o encontro, a prefeita Luziane Lisboa ressaltou que a construção da estrada, que liga o povoado Sangue até Santo Amaro, irá aumentar o fluxo de turistas na localidade, o que levanta algumas preocupações, sobretudo do ponto de vista ambiental. “Como não temos muitos recursos, decidimos pedir ajuda à UFMA, que é referência em estudos e em profissionais qualificados, e que pode nos ajudar a viabilizar as ações que irão ajudar no desenvolvimento local, o que representará um avanço cultural, ambiental e econômico da região”, declarou a prefeita.
Com a construção da nova estrada, serão criadas duas áreas de conservação ambiental, formando um corredor turístico até chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A parceria envolve profissionais de diferentes áreas, que devem trabalhar conjuntamente no desenvolvimento da localidade.
A reitora Nair Portela ouviu atentamente todas as demandas e propôs, primeiramente, uma reunião entre representantes do município de Santo Amaro e professores dos cursos de Geografia, Oceanografia, Turismo, Hotelaria e Administração, para poderem alinhar os discursos.
“Fico feliz que o município de Santo Amaro demonstre confiança em nossa instituição e reconheça o trabalho responsável que realizamos na sociedade. É preciso reunir os profissionais capacitados para atender a demanda da localidade e pensar na organização de um seminário técnico. Posteriormente, podemos instaurar um comitê técnico para a operacionalização das atividades no município”, comentou Nair Portela.
Discentes dos cursos de Turismo e Hotelaria presentes na reunião disseram que o município de Santo Amaro é uma área bastante estudada nas duas graduações e que a parceria irá atender tanto às necessidades do município, como também irá estimular novos estudos dentro da academia.
“A possibilidade de firmar uma cooperação técnica da UFMA com o município de Santo Amaro, permitirá a realização de estudos voltados para área do turismo ambiental e do empreendedorismo, além de envolver profissionais de outras áreas que irão ajudar os moradores da localidade na preservação da reserva natural, no uso consciente dos recursos naturais”, declarou Mônica Araújo, chefe de Departamento do Curso de Turismo.
Além de Mônica Araújo, também participaram do encontro o coordenador do curso de Turismo, Saulo dos Santos; a coordenadora do curso de Hotelaria, Ana Letícia Buriti; a professora do curso de Turismo, Luciana Castro; a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO), Lindalva Maciel, e o secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Augusto Santos.
Prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Augusto Santos e o vereador Ataíde estiveram presente.

Prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Augusto Santos e o vereador Ataíde estiveram presente.

Você pode gostar...