Vem ai o Festejo de Santa Luzia, na cidade de presidente Vargas/Ma no Período de 04 a 13 de dezembro.

FESTEJO DE SANTA LUZIA NO PERÍODO DE 04 A 13 DE DEZEMBRO.

PRESIDENTE VARGAS/MA – A cidade de Presidente Vargas, no próximo mês de dezembro estará em festa, onde acontece os festejos da padroeira do lugar por nome de Santa Luzia, e como conta sua história é a Santa protetora dos olhos, sendo festejada na cidade muniária no período de 04 a 13 de dezembro, a mesma inicia com a romaria que vai até o povoado Boa Hora, local onde os romeiros acompanham em caminhada levando a imagem em um andor e pagando suas promessas.

Presidente Vargas é um município brasileiro do interior do estado do Maranhão. Localiza-se na Microrregião de Itapecuru Mirim e Mesorregião do Norte Maranhense, a 165 km de São Luís. Presidente Vargas limita-se com os municípios de Vargem Grande , Itapecuru Mirim, Presidente Juscelino e Nina Rodrigues.O único acesso para o município e através da rodovia MA 020.

Originalmente surgiu o povoado chamado Santa Luzia do Daréu, fundado pelo então Coronel Pedro Daréu, tendo que mudar posteriormente para Presidente Vargas, por ser um nome politicamente mais viável à sua emancipação, esta que ocorreria em 9 de junho de 1964 quando foi homologada a lei nº 2.376, que criava o município de Presidente Vargas, desmembrando o mesmo do município de Vargem Grande. A instalação do município acontece em 13 de fevereiro de 1965 conforme a Ata da seção solene de instalação dirigida pelo Dr. José Ribamar Andrade Juiz de Direito da comarca de Vargem Grande.

Vários Padres que passaram pelo festejo, ficaram muito feliz em participar de um grande evento que vem celebrando, e ao mesmo tempo batizando etc… atualmente são acompanhados pelo padre Cordeiro que assumiu a paróquia no dia 12 de setembro de 2015 e permanece até hoje da comunidade, onde o mesmo é bem querido e respeitado por todos.

A população presvarguense convida todos os devotos de Santa Luzia, para participar dos festejos da padroeira, este ato de fé acontece pela paróquia de Santa Luzia, na cidade de presidente Vargas/ma, no Período de 04 a 13 de dezembro. Todas as noites terá missas e após danças e brincadeiras na praça da igreja. A paróquia pertence a diocese de Coroatá – comandada pelo Bispo Dom Sebastião Bandeira.

GALERIA DE FOTOS

INICIANDO A PROCISSÃO.

PADRE CORDEIRO.

Bispo Dom Sebastião Bandeira e padre cordeiro.

PROCISSÃO.

Você pode gostar...