Axixaense Zé Carlos recebe o “Titulo de Mestre” para preservar a história e a cultura do Maranhão.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO COM A PREFEITA SÔNIA CAMPOS ENTREGAM A SENHOR ZÉ CARLOS O TITULO DE MESTRE.

AXIXÁ/MA – A prefeita Sônia Campos, da cidade de Axixá, ficou muito alegre e satisfeita em acompanhar o Mestre Zé Carlos, que recebeu do governo do Estado Flávio Dino, o Prêmio “Mestres e Mestras da Cultura Popular”. Momento importante para a Cidade de Axixá, por ter esse patrimônio.

Vários nomes de destaques da cultura e da arte maranhenses que foram reconhecidos durante a premiação de Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional, nesta quinta-feira (17), dizem que a iniciativa ajuda a preservar e valorizar a história e a arte maranhenses. A iniciativa é do Governo do Maranhão. A cerimônia foi no Convento das Mercês, em São Luís, com a presença do governador Flávio Dino, a partir das 19h.

A ideia é condecorar nomes da história de nossa terra e reconhecer o valor dos homenageados, que são detentores de conhecimentos e expressões culturais populares e tradicionais que ajudam a preservar a história maranhense.

Entre os premiados, está o artista popular, da cidade de Axixá, José Carlos Leite, conhecido popularmente como mestre Zé Carlos de Axixá. Acompanhado da prefeita Sônia Campos, ele agradeceu e  se emocionou ao lembrar de amigos que já se foram para outra dimensão. 

O prêmio

O prêmio está divido em dez categorias: Bumba meu Boi, Tambor de Crioula, Capoeira, Festas Religiosas Tradicionais, Danças Populares, Blocos Tradicionais, Artesanato Tradicional, Música Popular Maranhense, Culinária Tradicional e Griôs/Povos Tradicionais de Terreiro. Os dez candidatos vencedores receberão diploma de reconhecimento e premiação no valor de R$ 20 mil.

Puderam se inscrever no edital candidatos de grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicados às expressões culturais populares maranhenses, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.

Entre os ganhadores estão mestres e mestras dos municípios de São Luís, Icatu, Amarante do Maranhão, Axixá, Alcântara, Bacabal e Caxias.

Premiados e categorias

Antônio Ribeiro (Seu Tonico) – Bumba-meu-boi
José Tomás dos Santos ( Zequinha de Militão) – Tambor de Crioula
Antônio José da Conceição Ramos (Mestre Patinho)  – Capoeira
Vicente Ramu’i Guajajara – Festas Religiosas Tradicionais – Festa do Mel
José Carlos Leite – Danças Populares Maranhenses (Axixá)
Waldete Moraes Corrêa (Cabeça Branca) – Bloco Tradicional
Neide de Jesus – Artesanato Tradicional Maranhense
Maria do Socorro Silva (Patativa) – Música Popular Maranhense
Maria de Nazareth do Nascimento Souza (Mestra Nazinha) – Culinária Tradicional Maranhense
Maria Madalena Carvalho (Mãe Madalena) – Griôs de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana – Povos de Terreiro

MESTRE ZÉ CARLOS E A PREFEITA SÔNIA CAMPOS.

PREFEITA SÔNIA ALEGRE COM MESTRE ZÉ CARLOS.

MESTRE ZÉ CARLOS EMOCIONADO AGRADECE AO GOVERNADOR E SÔNIA CAMPOS.

Você pode gostar...