Câmara federal homenageia o Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

O Bumba Meu Boi é um dos eventos mais tradicionais do Nordeste.

BRASÍLIA – O Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado em 30 de junho, foi homenageado pela Câmara nesta segunda-feira (5), em sessão solene solicitada pelos deputados Cleber Verde (PRB-MA) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

De acordo com Cleber Verde, o Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais mais fortes do folclore brasileiro, e a influência de diversos povos foi importante para o crescimento do evento.

Entre os maranhenses que estiveram presentes, estava o prefeito da cidade de Morros, Sidrack Feitosa, junto com a comitiva do boi de orquestra de Morros, sob o comando de Lobato.

“A festa possui referências africanas, europeias e indígenas. Com isso, consegue promover a fusão do lúdico e do místico”, relatou.

Hildo Rocha lembrou que no Maranhão o evento é reconhecido como patrimônio cultural. “Desde 2011, o Bumba Meu Boi é certificado como patrimônio pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional. Para o nosso povo isso é uma honra, por ser a festa mais marcante da cultura regional maranhense”, disse.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que a festa do Bumba Meu Boi está presente em todo o Brasil, e que as pequenas variações das comemorações não afetam o caráter multifacetado da tradição.

“É uma festa tradicional que apresenta música, dança, cultura, artes plásticas e um público que participa ativamente.” 

FONTE: Reportagem – Alex Akira/Edição – Rosalva Nunes

 

Você pode gostar...