Caxias, São João do Sóter e Fortuna recebem investimentos em educação, Cultura e Lazer 

Felipe Camarão e equipe vistoriam construção de ginásio em Caxias.

MARANHÃO = Reformas de escolas, praça e biblioteca Farol do Saber, construção de quadra poliesportiva e o primeiro Centro de Juventude do Maranhão. Esses são alguns dos investimentos do Governo do Estado em Caxias, São João do Sóter e Fortuna, que irão melhorar a educação, fortalecer a cultura e o lazer. Neste fim de semana, a equipe do governo liderada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, vistoriou parte dessas obras e deu início a outras nesses municípios.

Em Caxias, houve vistoria às obras do ginásio poliesportivo do 12º Batalhão da Polícia Militar do município, que está sendo construído com emenda parlamentar do deputado estadual Adelmo Soares, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). O novo equipamento esportivo servirá para atividade física de estudantes de oito escolas estaduais e municipais do entorno. A previsão é que seja entregue em agosto.

Na cidade também está em obras o primeiro Centro de Referência da Juventude do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Juventude (Seejuv), também com recursos de emenda do parlamentar. Além disso, Caxias também receberá um parque ambiental que está sendo construído pelo Governo do Estado no município.

“Caxias é uma cidade importante do Maranhão que já recebeu muitas realizações do governo Flávio Dino, que continua investindo em obras públicas que irão melhorar a vida da população. O parque ambiental, por exemplo, é um investimento de mais de R$ 6 milhões, que vai ser entregue até o final do ano, com uma área que servirá para o lazer, cultura e esporte. Temos também as reformas dos Centros de Ensino Santos Dumont, César Marques e Gonçalves Dias, além do ginásio da Polícia e o Centro de Juventude, obras que demonstram o compromisso desse governo com o povo de Caxias”, destacou Felipe Camarão.

O deputado estadual Adelmo Soares acompanhou a vistoria às obras e ressaltou investimentos do governo na cidade. “O governo Flávio Dino está plantando desenvolvimento no Maranhão inteiro. Aqui em Caxias, o secretário visitou obras que estão iniciadas e estão por iniciar, mostrando que o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão estão cada vez mais atuando no município de Caxias”, pontuou.

Durante a agenda, o secretário Felipe Camarão anunciou que três unidades de ensino da Rede Estadual estarão em obras nos próximos meses e ganharão reforma completa. Um desses locais é o CE Santos Dumont, que teve as obras iniciadas na última semana. Fundada em 1984, a escola passou apenas por uma pequena reforma em 2010. Atende 816 alunos e tem como gestores a professora Angélica (gestora geral) e o professor Adaildo (gestor adjunto). Ainda neste semestre, serão iniciadas as obras de reforma nos CEs Cesar Marques e Gonçalves Dias.

Ainda em Caxias, o secretário e equipe visitaram a Academia Caxiense de Letras (ACL). “Como escritor, sinto-me honrado por conhecer esse importante berço de imortais caxienses. A Casa de Gonçalves Dias, que se tornou em um ponto de cultura para Caxias e região”, ressaltou Camarão.

Vacinação de profissionais da Educação

Secretário Felipe Camarão acompanha vacinação dos profissionais da educação em Caxias.

A imunização dos profissionais da Educação contra a Covid-19, em Caxias, está avançada. Durante a agenda no município, o secretário Felipe Camarão acompanhou a aplicação da vacina no Centro de Ensino Inácio Passarinho. Desde o dia 20 de abril, quando iniciou a vacinação no estado, até o dia 30 de abril, 2.665 profissionais já receberam a primeira dose, considerando as redes estadual, municipal, federal e privada de ensino básico e superior.

São João do Sóter

Em São João do Sóter foi anunciada a reformada da quadra poliesportiva do Centro de Ensino Inácio Rocha, a construção de um campo de futebol e uma pista para caminhada, formando um complexo esportivo na escola que foi totalmente reformada pelo Programa Escola Digna do Governo do Estado em 2017, e atende 732 alunos. No município, também receberam a visita da equipe governamental o Alto de São Francisco das Chagas, lugar de peregrinação de fiéis, e o Instituto Tassio Rocha, que atende cerca de 30 crianças com autismo, síndrome de Down e outras deficiências.

Fortuna

Autoridades assinaram Ordem de Serviço para reforma do Farol de Fortuna.

O secretário Felipe Camarão e equipe também estiveram nesse sábado (1º) no município de Fortuna para a assinatura de Ordem de Serviço da reforma do Farol do Saber Gastão Dias Vieira. O prazo para a execução da obra é de 120 dias, com investimento da ordem de R$ 142.939,29 do Tesouro Estadual. A cidade também receberá outros investimentos do Governo do Estado.

“Esse prédio será além de uma biblioteca pública, um local de estudo e de lazer, que vai servir para recuperar o vínculo dos nossos estudantes com a escola. Nos próximos dias serão iniciadas as obras do farol e da praça da cidade. Além disso, em parceria com a prefeitura, vamos fazer a reforma dos dois prédios anexos da Rede Estadual. Um conjunto, portanto, de quatro grandes obras para a cidade, atendendo um pleito das lideranças políticas da cidade”, afirmou o secretário, acrescentando que o governo também reconstruiu no município o CE Estado do Rio de Janeiro, que estava completamente deteriorado.

Participaram do ato de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito Sebastião Costa, a vice-prefeita Francisca Alves, o vereador Onofre Júnior, o líder político e ex-prefeito Onofre Alves Barbosa, o secretário municipal de Educação, Antônio Marcos de Sousa Rocha, a gestora da Unidade Escolar Ivar Saldanha, Maria Nice Pereira Sousa, vereadores, dentre outras lideranças do município.

“Estamos muito felizes e agradecidos por essa iniciativa do governo. Pedimos ao secretário Felipe Camarão a reforma do anexo para transformá-lo em uma Escola Digna, ele nos atendeu e firmou uma parceria para recuperarmos dois anexos localizados na zona rural. Essas obras terão muita utilidade para a população”, expressou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Antônio Marcos de Sousa Rocha, apontou os investimentos do Governo do Estado para melhorar a educação do Maranhão. “A reforma mostra o compromisso do Governo do Estado com a educação do nosso município. E todos nós estamos sonhando com essa obra. Estamos agradecidos por essa obra, porque desde a fundação do farol, o prédio nunca recebeu uma reforma”, revelou Rocha.

“Principalmente agora, na pandemia, o farol será bastante útil para os alunos. Acredito que, com a reforma, vai ser muito bom porque é uma obra importante para o município”, concluiu a gestora Maria Nice Pereira.

Você pode gostar...