Com reforço e dinamismo no policiamento, 21º BPM garante segurança na BR-135 e área rural de São Luís 

TC MANOEL ALVES E SUA EQUIPE DO 21º BPM.

MARANHÃO = Com o reforço do policiamento ostensivo e preventivo, o 21º Batalhão de Polícia Militar vem implementando uma série de ações e estratégias que estão garantindo a segurança na região da zona rural de São Luís, principalmente na BR-135, única via de acesso terrestre à capital.

As ações são realizadas em diversas frentes que atuam nos bairros da região e na rodovia como o motopatrulhamento, que realiza rondas e abordagens dentro dos bairros compreendidos, assim como nos principais pontos de circulação de pessoas dentro da área.

O batalhão conta também com dois tipos de policiamento tático em horários de maior relevância e necessidades: o Grupo Tático Móvel em dois horários distintos circulando nas áreas de maior incidência criminal; e o Esquadrão de Motos, cuja finalidade é adentrar nos locais menos acessíveis, se estendendo para as áreas mais distantes do batalhão, com uma tática de resposta rápida.

Somado a essas ações, a unidade implementou ainda o policiamento a pé no Terminal de Integração do Maracanã, com a ação de presença e abordagens dentro do terminal, que já resultou na redução de roubos a coletivos na área.

Barreira Policial da Estiva

Outra frente de trabalho do batalhão está na barreira policial realizada na BR-135. Implantada em uma área estratégica na entrada e saída de São Luís, nela os policiais realizam abordagens em veículos e pessoas que entram ou saem da capital, assim como oferecem orientações de segurança a motoristas e motociclistas.

A barreira é importante no combate a diversos crimes e responsável pela apreensão de entorpecentes, armas e veículos roubados ou furtados em São Luís e que muitas vezes são encaminhados ao interior do Maranhão.

O trabalho realizado pelo batalhão resultou, por exemplo, apreensão de 15kg de maconha prensada em um veículo Golf de placa NKC0160 de Anápolis, na noite da última sexta-feira (19). A droga possuía logomarca e numerações de controle.

Para o comandante do batalhão, tenente-coronel Manoel Alves, ações como essas são importantes para minimizar o impacto das drogas na sociedade.

“Ações como essas são importantes, pois sabemos as consequências negativas que o consumo e comércio ilícito de substância causam nos vários contextos sociais, agravando e contribuindo para acentuar os problemas sociais já existentes no estado. Nesse sentido, a Polícia Militar vem atuando diariamente para quebrar esse ciclo por meio das apreensões e buscando evitar maiores danos para o cidadão”, afirmou.

O comandante destacou ainda o trabalho realizado pelo batalhão no combate à criminalidade na região.

“Mesmo com a dificuldade de realizar o policiamento na região, devido a extensão da área e dificuldade de adentrá-la, assim a existência de muitas regiões de mata fechada, estamos trabalhando diurtanamente para levar cidadania e segurança para as comunidades envolvidas, oferecendo policiamento dos mais variados e efetivos possíveis”, finalizou.

Você pode gostar...