Deputado Fábio Braga participa de homenagem a Prefeito, ex-prefeita e vereadoras de Nina Rodrigues no Dia da Balaiada.

Prefeito Rodrigues, Cita, Dolores, ex-prefeita Iara e o deputado Fábio Braga na Assembleia Legislativa.

MARANHÃO – Recentemente o dia 13 de dezembro foi instituído como o Dia da Balaiada no calendário oficial do Maranhão. Para celebrar a data, uma sessão especial foi realizada na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado Bira do Pindaré (PSB), autor do projeto de lei que instituiu a data em homenagem ao maior movimento popular do Maranhão. 

A sessão reuniu representantes dos diversos municípios que estão no roteiro da Balaiada, professores, escritores, pesquisadores, entre outros atores que contribuem para a presença da memória desse levante popular tão importante para a história do Maranhão. 
Na ocasião também foram entregues certificados de Moção de Aplausos àqueles que contribuem permanentemente para a preservação e resgate da história da Balaiada. Da cidade de Nina Rodrigues, berço da Balaiada, foram homenageados o prefeito Rodrigues da Iara, a ex-prefeita Iara Quaresma e as vereadores Cita Braga e Dolores. Outra pessoa homenageada foi Baltazar Melo, que recentemente criou o Museu Recanto dos Balaios.

DEPUTADO FÁBIO BRAGA AO LADO DA HOMENAGEADA.

O deputado Fábio Braga (SD), que também participou da sessão especial, adiantou que deve apresentar uma emenda ao orçamento do Estado, para que seja construído em Nina Rodrigues um espaço que deve abrigar um acervo referente à Balaiada. “É algo para que, quando se chegue à cidade, o estudante, o pesquisador ou qualquer pessoa interessada na história maranhense possa ter um local com um acervo de livros, de peças, de algo informativo, para preservar a memória do nosso povo e da nossa gente”, completou.

 

Você pode gostar...