DEVOTOS DE SÃO PEDRO REALIZAM PROCISSÃO NO RIO ITAPECURU EM ROSÁRIO.

FESTA DE SÃO PEDRO EM ROSÁRIO.

FESTA DE SÃO PEDRO EM ROSÁRIO.

ROSÁRIO – Na tarde desta segunda-feira (29), a comunidade católica rosariense realizou a edição 2015 da Procissão Fluvial de São Pedro, a mais antiga de todo o Vale do Itapecuru, movimentando fiéis da sede e diversas comunidades ribeirinhas. A imagem do santo padroeiro dos pescadores foi colocada em uma embarcação a partir da Rampa da Prefeitura, localizada no Centro da cidade, de onde foi seguida pelas demais que chamavam atenção por estarem lotadas de fieis e/ou enfeitadas.

Mesmo com a forte chuva que curiosamente começou no momento em que a imagem embarcava (fotos), a procissão atraiu dezenas de embarcações e muita gente entre os passageiros e aquelas que acompanharam das margens do rio e de cima da Ponte Governador Cafeteira. 
No Itapecuru, a procissão seguiu do Centro de Rosário ao povoado Itamirim, depois retornando para seguir em direção do bairro São Simão e posteriormente aos povoados de Curimatá e São Miguel, para depois retornar no final da tarde com direito a queima de fogos na chegada.
O evento realizado pela Igreja Católica de Rosário e a comunidade, contou com o apoio de entidades ligadas a pesca da Z-21 (como é chamada esta zona pesqueira), incluindo a Colônia, Sindicado e Associação, além do vereador Ademar do Sindicato (PRP) e alguns políticos/empresários que se fizeram presentes. Lembrando que Rosário é a segunda cidade maranhense com maior número de pescadores cadastrados no Governo Federal e por sua vez são beneficiários do programa social de Seguro-Defeso.
A cidade de Rosário, que outrora se chamava Itapecuru-Grande, é quarta mais antiga do Maranhão, é o portal de acesso as cidades do Baixo Munim, Lençóis Maranhenses e futuramente ao Delta do Parnaíba (, está também na Região do Baixo Itapecuru, pois é a cidade da Foz do Itapecuru, e como todas as cidades da dita região está na Região Metropolitana de São Luís e é polo administrativo-político da Macrorregião de Rosário.
Tradição – Apesar de Nossa Senhora do Rosário ser a padroeira da cidade e do Rio Itapecuru, é São Pedro o padroeiro dos pescadores e todos quem trabalham com a atividades ligadas as águas (fluviais e marítimas).

Você pode gostar...