Dia da Árvore será celebrado com grande mobilização nos 217 municípios maranhenses

No Dia da Árvore serão realizadas ações como plantio de mudas em todos os municípios e a entrega de cartões para os 2.000 selecionados no programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

MARANHÃO – Na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, é comemorado em todo o território nacional o Dia da Árvore. A data foi escolhida porque antecede o início da primavera no hemisfério sul e tem como objetivo estimular a conscientização sobre a importância da preservação das florestas e do meio ambiente. Para celebrar a data, o Governo do Maranhão preparou uma grande e inédita mobilização estadual envolvendo todos os 217 municípios maranhenses. 

Serão realizadas ações como plantio de mudas em todos os municípios e a entrega de cartões para os 2.000 selecionados no programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com o pagamento da primeira parcela da bolsa concedida aos jovens, no valor de R$ 250,00.    

A ação visa chamar a atenção da população para os temas da sustentabilidade, preservação ambiental, respeito às reservas e parques, respeito às comunidades tradicionais e as consequências das mudanças climáticas, como explica o secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Diego Rolim.

“Nesta data nós faremos o Dia D do meio ambiente. Nós objetivamos a conscientização da nossa população para proteção e conservação dos nossos recursos naturais. Nessa data, da celebração do Dia da Árvore, nós iremos fazer a entrega dos cartões aos jovens, como também faremos o plantio de mudas nos 217 municípios, aliado também a demais atividades, como gincanas e parcerias com municípios e instituições para que nós possamos fazer um evento glorioso no nosso estado. Convido a todos para que possam participar desse dia majestoso, que, com certeza, ficará como um marco não só para o estado do Maranhão, como no Brasil e no mundo”, antecipou Diego Rolim.           

Diversas secretarias de Estado estarão envolvidas na mobilização, além da SEMA, como Governo (Segov), Articulação Política (Secap), Juventude (Seejuv), entre outras.  

A mobilização também contará com a parceria de prefeituras municipais de várias cidades na organização do evento, que será realizado em todo o Maranhão, das 9h às 16h, da terça-feira (21). 

Agente Jovem Ambiental

No último dia 9 de agosto, o governador Flávio Dino assinou o termo de admissão de 2.000 jovens selecionados no edital do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O programa tem como propósito promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente. É também meta do AJA estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Executado e monitorado pela SEMA, sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão, o programa AJA concede ao jovem participante auxílio financeiro mensal, no valor de R$250,00, durante 12 meses, podendo ser reajustado por meio de decreto estadual. 

Além do auxílio financeiro, os agentes recebem camisa do programa, certificados e curso de formação para que possam atuar na promoção de ações socioambientais em suas localidades.

Você pode gostar...