Escola Digna avança na região do Munim com novas obras educacionais

SECRETÁRIO FELIPE CAMARÃO NA REGIÃO DO MUNIM.

MARANHÃO – Municípios da região do Munim receberão novas obras educacionais do programa Escola Digna, entre quais: construção de escolas, reconstrução de prédios escolares das redes municipais e rede estadual, quadra poliesportiva, praças e áreas de vivência e ruas dignas próximas às unidades de ensino. As ações do Governo do Estado foram anunciadas nos municípios de: Rosário, Morros, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino, de quinta-feira (24) a sábado (26), em agenda de vistorias realizadas pelo secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, e equipe técnica da pasta.

“Por determinação do governador Flávio Dino, nós iremos retomar obras de construções e reconstruções de Escolas Dignas em Rosário, Cachoeira Grande e em Presidente Juscelino. Em Morros, a reforma completa do Farol do Saber da cidade e, por autorização do governador, em parceria com a prefeitura, faremos a construção e reconstrução de outras 10 escolas, além da cobertura da quadra da escola da rede estadual e conclusão de uma quadra poliesportiva inacabada no município. São várias obras importantes em diversas regiões do estado e na região do Munim não poderia ser diferente. O Escola Digna segue trabalhando em todo o Maranhão”, destacou o secretário Felipe Camarão. 

Em Rosário, o secretário vistoriou a Escola Digna que está sendo construída no assentamento Bom Jesus 2, acompanhado do deputado Adelmo Soares. A previsão é de que ainda no mês de julho a escola seja entregue para a comunidade. 

Já no município de Morros será realizada a reforma de oito escolas municipais, sendo duas Escolas Dignas, nos povoados: Apari e Mata dos Alves. Haverá, ainda, a reforma do Farol do Saber de Morros, reforma da quadra da escola da rede estadual e mais uma quadra poliesportiva na cidade. “É muita gratidão a Deus, ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por Morros ser beneficiada, ser contemplada com essas obras que logo iniciarão. Um orgulho para cada cidadão e para mim, pois esse avanço está acontecendo em nossa gestão”, avaliou o prefeito de Morros, Paraíba.

Silvana Silva Costa, gestora do Centro de Ensino América Central há cinco anos, também comemorou, pois, a cobertura da quadra poliesportiva da escola é um sonho da comunidade escolar. “Nossas reuniões aconteciam no corredor da escola, então essa cobertura é um sonho dos nossos professores que estão aposentados, dos que estão aqui, dos estudantes, de toda a comunidade. Lá vai funcionar como um espaço para exposição dos nossos trabalhos de arte, as reuniões, tudo que a gente fazia antes mesmo sem espaço”, enfatizou. 

Cachoeira Grande

No município de Cachoeira Grande são quatro Escolas Dignas, mais duas praças e ruas dignas que irão melhorar o acesso da comunidade aos novos centros de ensino. “Estamos dando reinício a essas obras importantes do Escola Digna em Cachoeira Grande, por determinação do governador Flávio Dino, que tem um compromisso de melhorar a vida das pessoas que aqui vivem”, apontou Felipe Camarão.

“Graças a Deus estamos retomando essas obras e ainda ganhamos uma praça próxima a uma escola. A comunidade já está muito feliz e ficará mais ainda quando forem entregues essas obras, que vão satisfazer a vontade dos nossos professores por uma escola digna”, revelou o prefeito César Castro.

Presidente Juscelino

Em Presidente Juscelino, Felipe Camarão anunciou a retomada das obras de duas Escolas Dignas, nos povoados: Juçaral e Buritirana. As duas Escolas Dignas chegarão para substituir espaços inadequados que atendem crianças destas comunidades e de povoados vizinhos.

O secretário foi à Juçaral, comunidade quilombola que fica a 30 km da sede do município, para vistoriar a obra que havia sido abandonada pela empresa e anunciar o seu retorno. “A construção estava parada e eu estou aqui, justamente representando o governador Flavio Dino, ao lado da secretária municipal de Educação, Thamiris Rabelo, do vereador Santana, e toda a nossa equipe para que a agente possa retomar essa importante obra. Continuaremos essa importante obra e, até o final do ano, entregaremos essa escola nova”, afirmou Camarão.

“Para nós é uma satisfação muito grande e a comunidade acolhe essa equipe com muita alegria. Em nome do nosso prefeito estamos aqui, fechando mais essa parceria com o Governo do Estado. Então, nós de Presidente Juscelino só temos a agradecer. Os nossos alunos, nossos pais e toda a comunidade de Juçaral se alegra com essa novidade e espera que a nossa educação tenha ainda mais dias prósperos”, declarou a secretária Thamiris Rabelo.

“Hoje é um dia de glória, pois o nosso povoado clama por uma escola melhor. Essa obra estava parada há mais de dois anos, e eu agradeço a secretária do nosso município e o secretário Felipe Camarão por essa iniciativa de retomar o trabalho nessa escola, e dar o prazer aos nossos alunos e nossos pais. Eu me sinto honrado, como pai, vereador e como morador dessa cidade”, complementou o vereador Santana.    

Icatu

Na semana passada, o Governo do Estado entregou no município de Icatu a reforma geral do Centro de Ensino Ana Flávia Pereira da Silva, juntamente com outros sete equipamentos simultaneamente em outras regiões do Maranhão. Para a requalificação da escola da rede estadual em Icatu, foram investidos R$ 569.096,78. A obra possibilitará mais qualidade na aprendizagem de aproximadamente 800 estudantes.

Você pode gostar...