Esta pode ser a chapa majoritária para as eleições 2022

FLÁVIO DINO, CARLOS BRANDÃO E FELIPE CAMARÃO.

MARANHÃO = Já se comenta pelos quatro cantos do estado, até agora os nomes cotados no grupo governista para compô a chapa majoritária pode ser composta pelo Carlos Brandão (Governador) e o seu vice Felipe Camarão, e como senador o atual governador Flávio Dino.

Com uma ampla base de partidos aliados, a sucessão do governador Flávio Dino (PCdoB) em 2022 já movimenta nos bastidores lideranças do grupo governista, de olho em uma vaga na chapa majoritária. Os nomes favoritos para disputar o Governo do Estado são do vice governador Carlos Brandão, sendo seu vice o secretário de educação Felipe Camarão, mas a indicação do candidato envolve o cenário nacional e exigirá articulação com o numeroso arco de aliança em busca de consenso.

A ideia de que a classe política sai de uma eleição já pensando na próxima se impõe no Brasil pelo próprio calendário eleitoral, com escolha de representantes a cada dois anos. Desta forma, o cronograma partidário fica claro, sendo um ano de eleição seguido de um ano de articulação e assim por diante, sucessivamente, como acontece depois das eleições.

“O processo eleitoral tem caráter permanente no Brasil, a eleição nunca cessa. Temos uma janela eleitoral muito curta, com eleição de dois em dois anos. Na prática, isso estabelece que um ano é de eleição e o outro de articulação. Assim que termina a eleição, fecham as urnas e os atores já se articulam para a eleição seguinte”.

 

 

Você pode gostar...