Folha de S.Paulo: Maranhão é o Estado com mais cidades em que novos casos de coronavírus caem

Interior do Maranhão tem recebido novos hospitais.

MARANHÃO – Reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (23) mostra que o Maranhão é o Estado brasileiro que tem o maior número de cidades onde os novos casos de coronavírus diminuem. 

São 42 municípios nessa condição no Estado. Isso equivale a cerca de 20% de todas as 189 cidades que têm visto o número de novos registros cair no Brasil.

“A conclusão é fruto de um modelo estatístico desenvolvido por dois pesquisadores da USP que mede a velocidade da epidemia e como ela muda ao longo do tempo”, explica a Folha. 

A situação em cada lugar é dividida em cinco categorias: inicial, acelerada, estável, desaceleração e controlada.

“Se a quantidade de novos registros começa a diminuir, ou seja, o ritmo de contágio desacelera, tem-se a etapa de desaceleração”, afirma a reportagem. É nessa fase em que os 42 municípios maranhenses citados estão. 

O jornal lembra que a Ilha de São Luís adotou o lockdown em maio. “Hoje, São Luís se encontra na fase estável, segundo o modelo dos pesquisadores”, acrescenta.

Cenário nacional

Segundo o estudo publicado pela Folha, uma em cada cinco cidades do país ainda tem crescimento acelerado de casos novos de Covid-19.  Em apenas 3% a disseminação da doença começa a regredir.

“Entre as 27 capitais, 20 têm visto o número de novos registros aumentar com velocidade”, diz a reportagem. 

“Na quinta-feira (18), o Brasil tinha 1.138 cidades em situação de crescimento acelerado da Covid-19. Isso equivale a 20% do total de municípios brasileiros. Hoje, a doença chegou a 83% deles, um universo de 4.811 cidades.”

Mapa feito pela Folha de S.Paulo.

Você pode gostar...