GOVERNO DO ESTADO FORMA NOVOS SOLDADOS E REALIZA PROMOÇÕES NO CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO.

Secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portela e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

Secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portela e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

MARANHÃO – O Governo do Maranhão realizou formatura de 163 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A cerimônia ocorreu à noite de terça (29), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Multicenter Sebrae (Calhau). A formatura marcou o encerramento das celebrações de aniversário dos 112 anos do CBMMA.

“Chegamos ao final deste ano com boas notícias e agradecemos ao governador Flávio Dino pelo apoio à corporação; e ao secretário Jefferson Portela, que sempre defendeu nossas demandas”, afirmou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

O secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, destacou que este é um momento de grande importância para o Corpo de Bombeiros, para o Sistema de Segurança e para a sociedade. “Esse momento é de alta relevância e marca o reconhecimento aos profissionais em atividade. Marca ainda o aumento do efetivo e a valorização destes servidores pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário.

Promoções
Durante a solenidade de formatura foram realizadas promoções de oficiais. São mais 317 militares – sendo 214 praças e 103 oficiais – que integram os quadros de combatentes, administrativos e especialistas da corporação. As promoções seguem critérios que consideram a antiguidade, o tempo de serviço e o merecimento.

A ocasião marcou ainda o encerramento dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE), de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Especial de Formação de Sargentos (CEFS) e de Cabos (CEFC). Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil foram homenageados com entrega da medalha ‘Alferes Moraes Santos. Esta é a maior comenda dos Bombeiros do Maranhão. “Este foi, seguramente, o melhor ano para o Corpo de Bombeiros, em todos estes anos de atuação”, afirmou o coronel Célio Roberto. “Estamos juntos neste compasso de melhorias e mudanças para o Maranhão”, concluiu.

Em 2015 foram qualificados mais de 900 militares em diversas áreas e atividades da instituição, investimento que proporcionará melhor prestação de serviço aos cidadãos maranhenses.

Reforço operacional
Os 163 novos soldados, provenientes do último concurso para a Segurança, foram convocados pelo governador Flávio Dino para recompor os quadros do Corpo de Bombeiros. A partir de agora, a sociedade passará a contar com um maior aparato nos trabalhos operacionais na capital e nas unidades do interior do Maranhão.

A formação teve duração de quatro meses com aulas em período integral. No decorrer do curso, os alunos assistiram a aulas sobre Combate a Incêndio, Salvamento Aquático, Veicular e Terrestre, Salvamento em Altura, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio Florestal, Direitos Humanos, Treinamento de Resgate Veicular, entre outros temas.

Esse pacote de ações inclui o aumento do efetivo, a promoção de mais de mil militares, a aprovação da Lei Orgânica (LOB), a abertura de novos quarteis, entre inúmeras outras realizações. O pacote faz parte do plano de reestruturação e expansão do Corpo de Bombeiros, e representa o fortalecimento da Segurança Pública no estado.

Novos bombeiros militares do Maranhão em formação na cerimônia de formatura, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Novos bombeiros militares do Maranhão em formação na cerimônia de formatura, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Você pode gostar...