Governo leva ações de saúde a famílias prejudicadas pela chuva no interior do estado

Equipes de Saúde visitam povoados isolados pela chuva.

MARANHÃO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta quinta-feira (6), as ações de saúde específicas para assistir as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas no interior do Maranhão.  

Uma das cidades mais atingidas pelas chuvas é Mirador, onde, em parceria com a prefeitura municipal, foi montado um ambulatório para prestar assistência em saúde de baixa complexidade a pacientes que não estão conseguindo acesso ao hospital. O ambulatório está funcionando na Escola Municipal Geraldo Sá, na sede da cidade. No local, é realizada a triagem para atendimento médico clínico, com medicação e testagem para detecção da Covid-19.  

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, essa ação é fundamental para garantir o atendimento emergencial às famílias atingidas pela chuva. “A Secretaria de Saúde está mobilizada, juntamente com as demais secretarias do Governo do Maranhão, para levar ações que amenizem o sofrimento dessas pessoas que estão passando por esse momento tão difícil. Nossas equipes de saúde estão em campo levando assistência para garantir os cuidados básicos a essa população”, afirma o secretário Carlos Lula.  

Para montagem do ambulatório, a SES enviou uma ambulância, além de poltronas e cadeiras, cama, carro de emergência, cadeiras de rodas, colchão adulto, aparelhos de pressão, termômetro, material de curativo e medicação.  

De acordo com o secretário adjunto da SES que está na região, Giltarlã Araújo, foi realizado um planejamento de ações imediatas para ajudar a população mais atingida, levando atendimento médico às comunidades mais isoladas.  

“A Secretaria de Estado da Saúde está prestando todo o suporte para a população. Além do ambulatório, também trouxemos uma ambulância que está dando assistência para a zona rural da cidade, que abriga 50% da população. Estamos com equipes acessando os povoados pela terra e pelo ar. O caminho, neste momento, é a união de todos os segmentos governamentais e a sociedade civil para que essas pessoas sejam bem assistidas”, pontua o secretário adjunto Giltarlã Araújo.  

Profissionais da Fesma também foram deslocados para Mirador.

Profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) também foram deslocados para Mirador e, além de atenderem no ambulatório, estão visitando os povoados isolados pela chuva com o auxílio do Centro Tático Aéreo (CTA).  

“A Fesma, sendo uma equipe que também presta assistência emergencial, foi convocada para prestar assistência a esses municípios que estão passando por essa situação. Estamos auxiliando a administração municipal nos atendimentos que estão sendo realizados no ambulatório e nos povoados mais atingidos pelas chuvas, que estão isolados”, destaca o enfermeiro da Fesma, Rômulo Bogéa. 

Campanha

Em paralelo às ações que já estão sendo executadas, a SES e também está realizando uma campanha voltada para servidores da rede estadual de saúde com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados para as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas e enchentes no interior do Maranhão. As doações podem ser feitas no RH da Secretaria de Estado da Saúde ou no setor administrativo das unidades estaduais de saúde.

Você pode gostar...