Governo realiza seminário para alavancar o esporte no Maranhão

André Mattos, mestre em Gestão Esportiva e ex-membro do Comitê Olímpico Brasileiro, foi o palestrante do evento.

MARANHÃO – Como forma de incentivar e fomentar o esporte no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou durante a terça (17) e quarta-feira (18), no Ginásio Costa Rodrigues, o Seminário de Capacitação de Secretários e Gestores de Esporte do Maranhão.

O encontro, que reuniu centena de gestores municipais, teve como objetivo traçar metas para o triênio 2020/2022, além de realizar um balanço de 2019. Entre os assuntos pautados, estavam os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Paralimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs); além da Lei de Incentivo ao Esporte.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, o encontro foi o momento de ouvir aqueles que contribuem para o desenvolvimento do esporte em seus respectivos municípios.

“Tivemos essa proximidade com os municípios através de seus gestores. Compartilhamos informações sobre as ações e projetos realizados pela Sedel, para fomentar o esporte e lazer no estado. A nossa intenção, também, foi incentivar a participação dos municípios nos JEMs e o desenvolvimento de projetos sociais que possam ser contemplados pela Lei de Incentivo. Esse momento foi essencial para o desenvolvimento do esporte em nosso estado”, ressaltou Rogério Cafeteira.

O Seminário de Capacitação de Secretários e Gestores de Esporte do Maranhão foi ministrado pelo mestre em Gestão Esportiva, André Mattos, que abriu os horizontes esportivos para quem foi prestigiar o evento. O palestrante falou sobre os seus anos de experiência no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de levar relatos emocionantes de alunos/atletas que superaram as dificuldades e conseguiram chegar ao lugar mais alto do pódio. O mestre em Gestão Esportiva deu dicas de como o Maranhão pode trabalhar no decorrer dos anos para ser um dos estados elite no esporte.

Para a diretora dos JEMs, Rosana Motta, o seminário foi o momento de discutir os próximos passos da Sedel juntamente com os gestores municipais. Além de um balanço do que foram os jogos escolares deste ano, para que seja ainda melhor nos próximos anos.

“Esse foi um momento de troca de experiências, além de conhecer um pouco da realidade de cada gestor. Queremos que os JEMs/ParaJEMs atinjam o maior número de municípios possíveis, pois nós fomentadores do esporte sabemos o quanto esta prática é importante na  vida do cidadão. A Sedel promoveu um momento ímpar para cada um de nós aqui, são atitudes como estas que irão fazer o nosso estado elite no esporte”, afirmou Rosana Motta.

Thiago Cézar Corrêa, coordenador de Esporte de Paço do Lumiar, que esteve participando do seminário, disse que foi um momento muito produtivo a iniciativa da Sedel em reunir com os gestores, pois demonstra o comprometimento da secretaria com o esporte maranhense.

“O seminário foi bastante produtivo, tivemos um momento para expor nossas ideias e dúvidas foram tiradas. Recebemos uma orientação técnica de como fazer melhor o esporte em nosso estado. Acredito que a Sedel está de parabéns em querer estreitar esses laços entre secretaria e gestores”, falou Thiago Cézar Corrêa.

Maria de Loudes Ramos Silva, gestora do C.E Casemiro de Abreu do município de Tutóia, participou do seminário com objetivo de aprender ainda mais sobre os JEMs/ParaJEMs. Segundo a diretora, a prática esportiva tem contribuído para a disciplina dos alunos, e os JEMs/ParaJEMs são um estímulo a mais.

“Nós tínhamos muitos problemas de disciplina em nossa escola, então, tivemos que pensar em uma estratégia para disciplinar esses alunos. O esporte dentro da nossa escola tem contribuído na concentração, na coordenação motora e, claro, na disciplina. Nossos alunos começaram a perceber que quem tem o melhor comportamento e tira boas notas é recompensado de alguma forma. Então queremos estimula-los também com os jogos escolares”, disse a gestora.

 

Você pode gostar...