IEMA realiza certificação de 100 estudantes dos cursos do Programa Trabalho Jovem em São Mateus

IEMA realiza certificação de 100 estudantes dos cursos do Programa Trabalho Jovem em São Mateus.

MARANHÃO – A esperança por dias melhores estava evidente em cada olhar dos 100 estudantes que receberam certificação, no último sábado (9), nos cursos do Programa Trabalho Jovem, do Governo do Estado, no município de São Mateus. Os cursos foram ofertados pela Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), visando a geração de emprego e renda. A cerimônia ocorreu na Chácara do Professor Carlos Aguiar.

“O curso é muito bom e através dele a gente consegue ter um plano de carreira, ingressa no mercado de trabalho e obtém uma renda, além de proporcionar ótimos profissionais para atuarem na área de pintura na cidade de São Mateus”, expressou Valdeilson Mendes, 22 anos, que concluiu o curso de Pinturas de Obras Imobiliárias.

Os estudantes receberam formação em: Pintor de Obras, Salgadeiro e Robótica Educacional. A concludente do Curso de Robótica Educacional, Sthefany Costa, 15 anos, falou de sua experiência na busca para obter novos conhecimentos. “Eu já havia feito algumas atividades no Curso de Robótica no IEMA e é bom poder fazer de novo, porque é uma experiência nova e é sempre bom aprendermos algo novo. É muito bom para mim receber esse certificado, porque revela que todo o meu esforço dentro do curso valeu a pena”, proferiu.

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferta cursos vocacionais, no âmbito do Programa Trabalho Jovem, com o objetivo de criar oportunidades de profissionalização para jovens e adultos com foco no fortalecimento dos arranjos produtivos e potencialização econômica local.

Durante o evento, foram anunciadas 240 vagas para seis novos cursos profissionalizantes, sendo esses: Instalação Sistemas Fotovoltaicos, Mecânica de Carros, Marketing Digital, Operador de Máquinas Patrol e Retroescavadeira, Libras Básico e Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado.

A supervisora de Educação Profissional, Joselia Castro, representou, na cerimônia, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e destacou a importância do momento de celebração que certificou estudantes de São Mateus.

“É um momento de festa e de suma importância para o estado e para o município de São Mateus. Os estudantes receberam seus certificados de conclusão de curso, comprovando toda essa etapa formativa profissionalizante, onde vivenciaram essa experiência por três meses. A cidade de São Mateus agora pode contar com profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho. Para nós é um momento grandioso, assim como para o município também”, exprimiu a supervisora.

Diversos formandos receberam kits básicos, para desenvolver o empreendedorismo e terão acompanhamento técnico, caso queiram montar seus próprios negócios. Ivanilde Marques, 38 anos, que se formou no curso de Salgadeiro, ressalta a importância dos cursos ofertados pelo Governo do Estado.

“É muito gratificante saber que temos um prefeito e um secretário que se preocupam com a população de São Mateus e trazem benefícios para a cidade. Nós fomos agraciados com os cursos ofertados pela Secretaria de Educação. Eu sou muito grata, aprendi bastante, graças a Deus. Eu tenho certeza de que novos cursos serão oferecidos para beneficiar outras pessoas daqui”, exprimiu.

O vereador, em São Mateus, Antônio do Espírito Santo Souza (Espírito), falou que os cursos ofertados representam uma conquista para a população da cidade, na busca por novas oportunidades. “A oferta desses cursos é resultado de uma gestão de compromisso e de responsabilidade e, acima de tudo, voltada para a educação profissionalizante de seus jovens.

 

Fonte: Seduc

Você pode gostar...