MAIS DE 20 MUNICÍPIOS MARANHENSES ADEREM AO NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

João Abreu representando a governadora Roseana Sarney

João Abreu representando a governadora Roseana Sarney

 

 

Cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios maranhenses serão beneficiadas com a implantação de 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), do Programa Água para Todos. A Ordem de Serviço e o contrato para implantação dos sistemas foram assinados pelo secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney; pelo superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins; e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, na tarde de ontem, em ato com dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

O secretário João Abreu lembrou que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento, que vai alcançar um número bem maior de municípios. “Nós esperamos que essa parceria entre o Governo do Estado e a Codevasf se fortifique ainda mais, no sentido de sanar um problema grave que temos no estado, que é a falta de água. Nós unimos esforços para que os recursos sejam melhor disponibilizados, visando, cada vez mais, a melhoria da qualidade vida das populações menos atendidas”, ressaltou o secretário João Abreu.
O programa Água para Todos é realizado no Maranhão pela 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que foi uma determinação da governadora Roseana instalar a Codevasf no Maranhão, e que a assinatura da Ordem de serviço é para execução imediata do programa nos 21 municípios contemplados.
“O objetivo dessa parceria é atender um dos pontos mais demandados que temos no Maranhão, que é a falta de água, principalmente nas comunidades rurais, o que se agravou com a estiagem dos últimos dois anos. Além disso, em parceria com a Codevasf, por meio do Programa Água para Todos, nós já instalamos mais de 5 mil cisternas em vários povoados rurais, levando às pessoas sem acesso a água de qualidade”, afirmou Cláudio Azevedo. Presentes os deputados Magno Bacelar e Hemetério Weba, além de prefeitos e secretários dos municípios beneficiados.
O superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, detalhou as etapas desta fase do programa. “As empresas responsáveis pela elaboração dos projetos executivos já estão em campo para colher as informações junto às prefeituras municipais, e o próximo passo será a demarcação das áreas onde os poços serão perfurados, para que já se possa iniciar o trabalho a partir do mês de dezembro”. Ele contou que mais de 1000 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água serão implantados em todo o estado.
O prefeito de Arari, Djalma Melo, afirmou que a parceria entre os Governos Federal e Estadual e os municípios tem sido fundamental para melhorar a vida da população. “Estamos felizes com mais esse convênio, pois nós já tivemos a oportunidade de instalar em Arari mil cisternas, com 16 mil litros de água em cada uma, e isso está ajudando a população. E agora recebemos 6 Sistemas de Abastecimento, o que vai contribuir ainda mais, para melhorar o sistema de água para aqueles que mais precisam”.

 

Você pode gostar...