MARINA CONSEGUE AVANÇAR SOBRE ELEITORADO DO NORDESTE.

MARINA A CANDIDATA SURPRESA.

MARINA A CANDIDATA SURPRESA.

SÃO PAULO – Possível candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva foi a única representante da oposição, até agora, a conseguir avançar sobre o eleitorado do Nordeste, tradicional reduto do PT. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que nessa região a ex-senadora abriu a maior vantagem dela em relação ao adversário Aécio Neves (PSDB). Ela registrou 20% das intenções de voto contra 12% do tucano.

Nas demais regiões, o resultado foi bem mais apertado, colocando ela e Aécio em condição de empate técnico. Isso leva a interpretar que o desempenho dela sobre o eleitorado nordestino teve papel importante para que ela chegasse numericamente à frente de Aécio no resultado final da sondagem (Dilma Rousseff 36%, Marina 21% e Aécio 20%).

Em 2010, Marina teve votação bastante heterogênea Nordeste. Em Pernambuco, ela teve 20% dos votos válidos, enquanto em outros estados, como Piauí e Alagoas, conseguiu apenas 11%.

Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, o avanço da ex-senadora no Nordeste pode ser uma combinação da comoção pela morte de Eduardo Campos e a dificuldade do PSDB em avançar na região.

A performance que Marina obteve nesse primeiro levantamento no Nordeste é o que a campanha tucana cobiça há meses. Aécio está estagnado entre 10% e 12% das intenções de voto na região desde maio.

Dilma continua sendo a mais bem colocada no Nordeste, com 47%, mas oscilou dois pontos para baixo em relação a julho. A região em que ela vai melhor é o Norte (50%). Aécio e Marina têm o melhor desempenho no Centro Oeste, com 27% e 25%, respectivamente.

 

 

FONTE: O GLOBO

Você pode gostar...