Nosso Artesanato: Setur vai adquirir 2 mil peças de artesãos locais

A ação visa fomentar a produção artesanal.

MARANHÃO – A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lançou, nesta segunda-feira (30), o Programa Nosso Artesanato, com edital para selecionar artesãos que vão produzir peças para compor o kit promocional de divulgação do destino Maranhão em eventos e recepção aos visitantes do nosso Estado. As inscrições podem ser feitas até 14 de abril no site institucional da Setur.

O governo vai adquirir 2 mil peças de 10 tipologias diferentes como cerâmica, azulejaria, bordado de aplicação, pulseiras com bordados de miçangas, souvenir em couro, biojoias de sementes típicas maranhenses, sacolas, rendas e produtos que utilizem a técnica reutilização/reciclagem com referências à cultura maranhense.

A ação visa fomentar a produção artesanal, especialmente neste período de crise em decorrência da pandemia do coronavírus. 

“O artesanato está associado à pasta do turismo e merece nossa atenção tanto quanto o setor de hospedagem e outros relacionados ao segmento turístico. Tomamos medidas de precaução como o fechamento por 15 dias da exposição permanente de artesanato, localizada no Ceprama, e do evento itinerante que aconteceria na Chapada das Mesas. No entanto, também entendemos que são necessárias ações de fomento da produção dos nossos artesãos” explicou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, que, por intermédio da Superintendência do Programa do Artesanato do Maranhão, organizou o edital.

Requisitos

Poderão participar da seleção artesãos e entidades representativas que estejam cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e que cumpram as demais exigências pedidas no Edital.

A ficha de inscrição e os documentos exigidos devem ser enviados ao email artesaosmaranhenses@gmail.com, das 0h do dia 31 de março até as 23h59 de 14 de abril de 2020, com o seguinte assunto: EDITAIS SETUR/MA /Edital Nº 5/2020 e no corpo do e-mail informar nome completo do interessado.

Programas para auxílio ao turismo

A Setur vai lançar 4 programas; são eles: Tour Ilha do Tesouro, Nosso Artesanato, Press Trip Desvenda Maranhão e City Tour de Encantos. Os dois primeiros serão lançados hoje (30), e os demais nesta terça-feira (31).

As medidas visam diminuir o impacto no turismo causado pela proliferação do coronavírus e vai beneficiar diretamente meios de hospedagem, artesãos, restaurantes, receptivos e guias de turismo.

Mais informações sobre os editais podem ser consultadas em www.turismo.ma.gov.br

Você pode gostar...