O MUNICÍPIO DE BACABAL SEDIA FÓRUM SOBRE PLANO ESTADUAL DE CULTURA.

PLANO ESTADUAL DE CULTURA.

PLANO ESTADUAL DE CULTURA.

BACABAL- As diretrizes e os anseios dos agentes e fazedores culturais de 38 municípios da Região Central do Maranhão foram debatidos, nesta quarta-feira (7), em Bacabal, no Fórum Territorial Centro II que teve como tema central o Plano Estadual de Cultura (PEC). O evento contou com as presenças dos secretários de Estado, Olga Simão (Cultura), Jura Filho (Turismo); do prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso; do representante do Ministério da Cultura (MinC), Lúcio Figueiredo; além de conselheiros culturais e representantes da sociedade civil.

Segundo explicou a secretária da Cultura, Olga Simão, o PEC do Maranhão deverá ser um instrumento de planejamento estratégico,que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de cultura para os próximos 10 anos. Nele constará diagnóstico do desenvolvimento da cultura; diretrizes e prioridades; objetivos gerais e específicos; estratégias, metas e ações; sendo o Fórum Territorial ferramenta fundamental na obtenção de ideias e dos anseios de cada município ou região.
“Este fórum de Bacabal é o quarto que realizamos (os outros em Imperatriz, Zé Doca e Presidente Dutra); e a cada encontro percebemos características regionais culturais próprias. São contribuições valiosas que em muito ajudarão na elaboração de um Plano de Cultura que possa contemplar e preservar a nossa diversificada cultura”, afirmou Olga Simão.
Durante a solenidade, a secretária de Cultura de Lago Junco, Maria da Glória, entregou a secretária da Cultura o Sistema Municipal de Cultura – o primeiro documento municipal finalizado no Maranhão. Olga Simão, também, visitou a Secretaria de Cultura de Bacabal e a Escola de Música.
O secretário de Turismo, Jura Filho, disse que a cultura e o turismo se completam no que diz respeito a promover ações que contribuem para o bem-estar da população. “Destaco neste aspecto as discussões advindas destes fóruns, que funcionam com o objetivo de coletar informações para, em se concluindo, melhor promover a cultura, trazendo mais visitantes, proporcionando mais geração de emprego e renda”, completou.
O Fórum Territorial Centro II, que aconteceu no auditório do CEFRAM, contou, ainda, com a presença do diretor do Detran-MA, André Campos; do deputado estadual Roberto Costa; presidente da Câmara de Satubinha, Márcio Rêgo; secretário-adjunto de Cultura de Bacabal, Jaílson Miranda. Além das apresentações especiais da Banda de Música Santa Cecilia e do Ponto de Cultura: Capoeira, Ações da Nossa Identidade Cultural.
“Queremos agradecer ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura, por trazer a nossa cidade este Fórum de Cultura que tenho a certeza mudará os destinos da cultura do nosso estado. Contem com Bacabal nesta empreitada pelo Sistema Nacional de Cultura”, frisou o prefeito de Bacabal, José Carlos.
Durante o encontro, ocorreram explanações sobre a nova plataforma de adesão do Sistema Nacional de Cultura e o PEC e, sem seguida, a divisão de grupos setoriais, a fim de os participantes formularem propostas para o plano.
O gestor, produtor cultural ou mesmo qualquer cidadão pode dar sua contribuição na formulação e conferir as últimas informações sobre o Plano Estadual de Cultura. Para tanto basta acessar o site www.ma.cultura.com.br no Portal do PEC ou mesmo fornecer sugestões pelo e-mail planodecultura.ma @gmail.com Até o dia 14 de maio acontecerão mais dois fóruns Territoriais (Norte e Leste), como objetivo de se colocar a disposição da sociedade maranhense uma minuta do PEC do Maranhão em São Luís, na segunda-feira (12) e em Chapadinha, na quarta-feira (14).
FONTE: SÉRGIO MATIAS.

Você pode gostar...