Pesquisa Ibope no Maranhão gera dúvidas sobre o resultado conheça cinco motivos.

Ibope apontava vitória de Roseana no primeiro turno na eleição vencida por Jackson em 2006.

MARANHÃO – A pesquisa Ibope sobre a disputa pelo Governo do Maranhão que deve ser divulgada nesta quinta-feira (23) está cercada por elementos atípicos e que não são muito comuns entre os institutos de opinião. Veja cinco pontos que geram dúvidas sobre o levantamento:

A pesquisa foi paga pela TV Mirante, que pertence a Roseana Sarney. Ou seja, ela encomendou uma pesquisa sobre ela mesma. É um caso em que o contratante tem interesse direto no resultado.

O Ibope não revelou até agora quais são os municípios pesquisados. Isso só será feito após a divulgação dos dados. Não é praxe entre os principais institutos.

A pesquisa só vai ser finalizada no mesmo dia em que deve ser divulgada. Tabular e verificar os dados leva tempo, portanto chama atenção o fato de que haverá poucas horas para fazer isso.

Nas últimas três eleições para o Governo do Maranhão, o Ibope errou todos os resultados. Não foi anunciada até agora nenhuma medida para corrigir a metodologia.

O Ibope divulgou, na semana passada, um bloco de pesquisas em 11 Estados. A do Maranhão só veio uma semana depois, sem a explicação do motivo.

OUTRO MOTIVO

Ibope tirou mais de 20 pontos de Flávio Dino em 2014.

 

(FONTE: CLODOALDO CORRÊA)

 

Você pode gostar...