POLICIA MILITAR FORMA MAIS UMA TURMA PARA ATUAR NO COMBATE AOS ASSALTOS A BANCOS.

CEL. PM ALVES.

CEL. PM ALVES.

MARANHÃO – Mais uma turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (Cosar) foi formada para atuar no combate a ações criminosas em todo estado, entre elas, assaltos a bancos e explosões de caixas eletrônicos. Os policiais que concluíram o Cosar receberam capacitação durante 40 dias. A solenidade de formatura ocorreu, nesta terça-feira (12), no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luis.

 Ao todo dezesseis profissionais de Segurança Pública, sendo 14 da PM do Maranhão, um da Polícia Civil e um da PM do Piauí concluíram a capacitação e reforçarão as rondas ostensivas com base em mapeamento de demandas. Esta é a segunda edição do Cosar. A primeira, realizada em abril de 2015, formou 22 policiais, sendo cinco do Piauí.

“ O Cosar faz parte de um projeto do Sistema de Segurança Pública do Maranhão que vai confrontar de forma objetiva, clara e técnica os grupos criminosos que tem como modalidade de crime ações contra instituições financeiras em áreas rurais e, também, em áreas urbanas. Estamos, ainda, desenvolvendo diversas ações de inteligência que resultarão na identificação e prisão destes criminosos”, pontuou o coronel Marco Antônio Alves, comandante geral da PMMA.

O coronel Alves destacou, ainda, que ocorrerão outras duas turmas do Cosar este ano. Ele lembrou, também,  do projeto de criação e fixação de bases do Cosar em três pontos estratégicos do interior estado, sendo um na região Tocantina, um Presidente Dutra e o terceiro na baixada maranhense, pontos, que de acordo com o comandante geral, coincidem com os de instalação de bases do Centro Tático Aéreo  do Maranhão (CTA) dando, assim, suporte no enfrentamento e pronta resposta diante das intervenções de grupos criminosos.

No período de aprendizado, os policiais militares e civil receberam instrução de Operações Ribeiras, nas quais o policial aprendeu a pilotar embarcações; aulas de rapel e tirolesa; tiro tático; Combate de Ambiente Confinado (SQB); técnica de abordagem; tiro pessoal; ações antibomba; operações policiais especiais; invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo. As aulas aconteceram em Estreito, Carolina, Imperatriz e em São Luis.

“Um dos pontos trabalhados com mais ênfase, durante a capacitação, foi o de patrulha que envolve a perseguição de criminosos em área de selva. Os policiais tiveram acesso a técnicas de rastreamento, com base em análise de pegadas, fogueiras e vestígios”, explicou o coronel Frederico Pereira, comandante do Policiamento Especializado e coordenador do Curso.

Aliado a qualificação, o Governo do estado tem investido na aquisição de armamento especial, recomposição de efetivo, entre outras ações a fim de barrar este tipo de prática criminosa. Estão sendo adquiridas mais 300 novas viaturas que vêm equipadas com a mais moderna tecnologia e 100 novas motocicletas. 

O Coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, diretor de Ensino da PMMA, destacou a importância da qualificação para a formação do policial. “ A diretoria de Ensino da PMMA continuará firmando parcerias tanto a nível estadual quanto federal a fim de oferecer ainda mais qualificação para os policiais militares que integram a PMMA. Os novos policiais do Cosar estão preparados para prestar um serviço de qualidade e com muita técnica”, disse o diretor de Ensino da PMMA.

Prestigiaram, ainda, a cerimônia, o diretor de Ensino da PMMA, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; o pro- reitor da UEMA, Porfirio Guerra, além de coronéis, familiares e praças da PMMA e representantes do Exército.

FORMANDOS DO COSAR 2.

FORMANDOS DO COSAR 2.

CMT- DO BOMBEIRO CEL CBM CÉLIO ROBERTO, CMT- GERAL DA PMMA CEL PM ALVES E AUTORIDADES.

CMT- DO BOMBEIRO CEL CBM CÉLIO ROBERTO, CMT- GERAL DA PMMA CEL PM ALVES E AUTORIDADES.

TROPA DO COSAR 2.

TROPA DO COSAR 2.

 

Você pode gostar...